Concentrated Solar Power

Energia Solar: Suprindo a Maior Parte da Eletricidade Mundial em 2060

Energia Solar – Segundo prévia divulgada de um relatório a ser lançado brevemente pela  Agencia Internacional de Energia (AIE), energia solar concentrada e fotovoltaica (convencional e concentrada) podem produzir a maioria da eletricidade consumida em todo mundo dentro de 50 anos.

Energia Solar - Sistema Concentrador Fotovoltaico de Geracao de Eletricidade

Energia Solar - Sistema Concentrador Fotovoltaico de Geracao de Eletricidade (clique para ampliar)

Esta é uma fundamental reviravolta sem precedentes comparadas com as previsões e estimativas (bem menores) anteriores e mostra cada vez mais a importância destas formas de energia renovável em nosso planeta.

O relatório mostrará que usinas fotovoltaicas e solares térmicas concentradas podem atender à maioria da demanda mundial por eletricidade em 2060 e metade de todas as necessidades de energia

O restanta do abastecimento virá  através de usinas de energia hidrelétrica, eólica e de biomassa, segundo a AIE.

Segundo vai aparecer no relatório, fotovoltaica e energia solar concentrada em conjunto podem se tornar a principal fonte de eletricidade da terra com a oferta de muito mais eletricidade do que temos hoje baseado em solar-elétrico tecnologias.

Energia Solar – Atualizadas Previsões da AIE

Estas atualizadas previsões que serão publicadas no relatório da AIE no final deste ano, vão bem além da anterior previsão da mesma AIE, na qual as duas tecnologias juntas iriam ser responsáveis por cerca de 21 por cento das necessidades de energia do mundo em 2050.

A mudança deste cenário futuro vem em parte da corrida de investimentos no setor que hoje estão atraindo grande número de investidores capazes de impulsionar com muita maior velocidade a indústria de eletricidade renovável mundial.

Além, disto, como mostramos em posts passados a caída de preços na área fotovoltaica está influenciando ativamente os futuros investimentos nesta área.

Estes fatores juntos fazem com que a competitividade de energia solar comparadas com hidro, nuclear e carvão mineral possa competir no futuro próximo em posição de igualdade na economia global inclusive com combustíveis fósseis.

É claro que existe um caminho longo para ser percorrido e com muitos obstáculos a ser vencidos. Atualmente o mercado mundial de Energia solar tem um valor de mercado combinado de US $ 36,6 bilhões de dólares, em comparação com os 2,2 trilhões de dólares do mercado total mundial de  energia.

Além disto para esta condição de energia solar produzir a maioria da eletricidade mundial dentro de 50 anos muitos fatores previstos para combustíveis fósseis precisam acontecer como uma mudança acelerada do uso de energia renovável para suprir aquecimento e transportes do planeta.

Energia Solar – Alternativas Viável e Renovável para nos Livrar da Adição do Petróleo

Contudo, independente de todas estes modelos e fatores sabemos que os combustíveis fósseis são finitos e um dia, que muitos acham próximo, atingirá seus limites de produção.

Isto indica que quanto mais antes criarmos alternativas viáveis e renováveis para o suprimento de combustíveis e eletricidade a nível mundial, mas estaremos preparados para fim da era do óleo fóssil em nossa civilização tão adicta e dependente do petróleo.

Temas Realacionados:

Comments are closed.