“Os consumidores britânicos estão inconscientemente comprando um peixe cultivado com “trabalho escravo” no imundo rio Mekong, no Vietnã”, disse hoje o deputado conservador escocês Struan Stevenson em discurso como membro do Parlamento Europeu.
Pangasius ou peixe Panga já está sendo vendido a preços baixíssimos com nomes, incluindo basa, peixe sapateiro vietnamita em supermercados peixarias e lojas de fish-and-chips do Reino Unido, segundo o parlamentar.
No ano passado, as vendas de pangasius congelados dispararam em 50% no Reino Unido,enquanto as vendas de espécies tradicionais como o salmão, bacalhau e truta caíram. O volume de vendas do tipo fresco é desconhecido, mas é provável que aumente significativamente este ano.
Quando discursava para uma conferência sobre aquicultura hoje no Parlamento Europeu, o Mr. Stevenson disse que as importações do peixe barato vietnamita estão ameaçando destruir os aquicultores europeus e permitindo que empresas multinacionais explorem o “trabalho escravo” virtual no Vietnã…
As importações de pescado representam hoje 60% do peixe consumido na União Europeia, representando cerca de US $26 bilhões no ano passado. Isto incluiu uma surpreendente 224.000 toneladas de pangasius do Vietnã.
Sr. Stevenson disse: “O rio Mekong é um dos rios mais poluídos de toda a Terra. Fábricas em suas margens lançam diariamente milhares de toneladas de poluentes em suas águas de fluxo lento.”
“Como resultado, a água que está sendo usada para cultivar o pangasius é repleta de bactérias e pesados contaminantes vindo de efluentes industriais, incluindo arsênico, mercúrio e DDT,” nas palavras do Parlamentar.
“A única razão porque eles podem inundar nossos mercados com preços drasticamente baixos com peixe de carne branca é porque os trabalhadores aquícolas vietnamitas são pagos cerca de US $ 1 por dia. Este é praticamente um trabalho escravo, que está sendo impiedosamente explorados por algumas grandes empresas multinacionais”, nas palavras do deputado.
“Vamos incentivar um maior investimento em projetos inovadores de aquicultura da UE para que possamos atender a crescente demanda dos consumidores por produtos de primeira classe, peixes frescos e saudáveis produzidos de forma sustentável com mínimas pegadas de carbono.”
“Temos de convencer nossos consumidores para comprar o pescado local. A UE está bem posicionada para aproveitar esta oportunidade. Não vamos perder esta chance. ” Finalizou o parlamentar.
O Panga vai receber críticas pesadas daqui por diante. Como isto vai afetar a indústria asiática do Pangasius não sabemos. Os planos da nação asiática é atingir um volume de importação de pescados de US $6.7 bilhões em 2015.
O Potencial do Aquicultura Brasileira
Diante de todas estas críticas e números, uma coisa temos certeza: as águas do nosso Rio São Francisco no Nordeste do Brasil poderiam estar produzindo centenas de milhares de toneladas de produtos de primeira classe, peixes frescos e saudáveis de forma sustentável com mínimas pegadas de carbono e gerando $bilhões de receitas.
Todos nós que acreditamos na atividade aquícola, tanto de alimentos como de biocombustíveis baseados em dados comprovados, esperamos que as novas lideranças brasileiras prioritizam a indústria aquícola nacional dando-lhe o destaque e primazia que tanto merece.
Temas relacionados: