Os bagres Pangasius (Pangasius hypophthalmus) – tra e basa – cultivados no Vietnã já são exportados para 130 países em todo o mundo. Segundo dados vietnamitas, as exportações desta aquicultura localizada no vale do rio Mekong trouxeram para este país asiatico em 2009 uma receita de 1,34 bilhões de dólares .
Os lagos e reservatórios da Chesf no vale do rio São Francisco no Nordeste do Brasil com água e condições dezenas de vezes superiores ao rio Mekong poderiam gerar igual ou muito maior receita se projetos como o do Padre Antonio e Ivone fossem multiplicados e estimulados. Por que o Brasil fica somente vendo os outros fazendo o que tem plena condição de fazer e acontecer?
Enquanto isto, na Terra do Tio Sam…
A guerra entre produtores americanos de catfish (Ictalurus punctatus) e importadores asiáticos do bagre Pangasius (Pangasius hypophthalmus) continua intensa e sem data para acabar.
Segundo comunicado recente da associação dos Produtores americanos, a situação atual da indústria do bagre-de-canal ou channel catfish (Ictalurus punctatus) é crítica e desesperadora.
Muitos afirmam que estão à beira de falência se medidas severas protencionistas não forem rapidamente adotadas.
O alvo das incriminações são as importações estadunidenses dos primos chineses e vietnamitas do bagre do canal – conhecidos aqui como pangasius basa, swai e tra. Estas massivas importações combinadas com a desaceleração econômica e aumento do custo de ração podem devastar rapidamente toda a aquicultura do catfish nos USA, segundo os produtores locais.
A indústria do channel catfish americana é pelo menos 30 anos mais velha do que a similar asiática. O cultivo do bagre-de-canal comecou nos USA em 1968 quando pastagens e campos de arroz foram convertidos em viveiros de cultivo do peixes no vale e delta do rio mississipi.
Aumento Vertiginoso de Importações
O Pangasius atigiu o mercado americano e mundial como um tempestade. Para se ter uma ideia do crescimento das exportações deste bagre para os USA, elas aumentaram em 49 por cento em janeiro deste ano quando comparadas com o mesmo mes do ano anterior.
Bombeado por preços altamentes competitivos, que muitos acusam ser menores do que o custo de produção, o valor das importações do bagre chinês-vietenamita aumentou de $ 203,000 em 2000 para US $ 52,7 milhões em 2008, de acordo com o Departamento de Agricultura dos USA.
Como mostramos em outros posts (Pangasius: A Nova Estrela da Aquicultura Mundial), a produção do pangasius explodiu nos ultimos vinte anos no Vietnã sendo projetada atingir bilhões de dólares num futuro próximo.
Acusacões e Alegações Chegam de Todos os Lados
A indústria do channel catfish americana acusa que os piscicultores chineses-vietnamitas – que hoje são o que são graças a ajuda e assistência técnica que receberam da Associação Americana de Soja – estão fortemente subsidiando os produtores e exportando o pangasius para o mercado americano a preços abaixos do custo de produção.
Eles também acusam o Vietnã do uso de práticas ambientais destruidoras que vão afetar seriamente o delta do rio Mekong. É no vale e delta deste rio onde se encontra a maior concentração da aquicultura do pangasius na ásia.
Outra forte acusação dos americanos, e dizem têm evidências, é que a China e o Vietnã utilizam antibióticos proibidos na USA e estão exigido mais inspeções do pangasius importado.
Como podemos relembrar, recentemente foi manchete em todo mundo inúmeros casos de contaminação de racão chinesa de gatos e cachoros, de camarão e dos produtos lácteos. Isto levou a China e o Vietnã aprovarem às pressas uma lei de segurança alimentar rigorosa no ano passado. Contudo ter lei não é tudo, acrescentam os americanios. O importante é como esta lei vai ser implementada, acrescentam.
Inspeção Rigorosa Podem Atingir a Aquicultura Vietnamita
Entretanto, fatos novos podem atingir duramente a pujante aquicultura vietnamita. Recentemente carregamentos de peixes congelados originários da China e do Vietnã foram e estão sendo rejeitados.
As autoridades americanas que testaram o pescado afirmam que estão descobrindo casos de peixes contaminados por antibióticos, conhecidos como fluoroquinolonas.
Até onde vai esta guerra, ninguem sabe, mas seria bom que o Brasil e outros paises tropicais dessem aos seus aquicultores os estímulos que tanto os americanos como os asiáticos estão dando aos seus piscicultores e criando prosperidade e industrias bilionárias.
A jovem aquicultura do pangasius que começou cerca de 20 anos passados já fatura perto de 1,4 bilhões dólares anualmente. Centenas de milhares de empregos gerados e toda uma indústria estabelecida.
Enquanto isto o Brasil, mesmo tendo todas as condições para ser potencia na produção de pescado, continua importando peixes congelados da Noruega, Chile e até da China e Vietnã.
Quando esta situação vai mudar e Por que Os Peixes Amazônicos Não São Ainda Estrelas Mundiais em Aquicultura?
Mais informações sobre Aquicultura:
- Biodiesel Aquícola: Transformando Poluidor em Valioso Combustível
- Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais
- 50% dos Peixes Consumidos no Nosso Planeta É Agora Cultivado em Fazendas Aquícolas
- WWF Libera para Comentários Rascunho (Draft) das Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Camarão
- Salmão Cultivado Banido em Rede de Supermercados Americano
- WWF Publica as Normas e Padrões Globais de Aquicultura Responsável de Tilápia
- Cultivando Peixes e Outros Super-Alimentos em Sistemas AquabioPonics
- BioCombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Inteligente Alternativa para a Crise do Petróleo
- Biodiesel Aquícola: A Partir de Resíduos de Pangasius e Tilápia
- Aquicultura Mundial em Plena Expansão
- AquaBioPonics & AquaFuelsPonics
- Pe. Antonio Miglio, Ivone Lisboa da Silva e Diocese de Floresta-PE-Brasil: Referência Mundial em Desenvolvimento Integrado Sustentável