Nosso Cafezinho de Cada-Dia: Um Forte Protetor Contra as Doenças de Alzheimer, Parkinson e Muitas Outras

Nosso Cafezinho de Cada-Dia: Agora Nosso Protetor

Um componente ainda não identificado de café interage com a cafeína, o que pode ser uma possível razão para o consumo diário de café proteger contra a doença de Alzheimer, segundo descobriram pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida.

Os resultados serão divulgados na versão antecipada online de um artigo a ser publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, 25(2), Junho 28, 2011

Seguinda uma pista, eles descobriram que o café normnal  (com cafeína) induz um aumento dos níveis sanguíneos de fator de crescimento chamado GCSF (fator estimulante de colônias de granulócitos) em camundongos.

GCSF é muito baixa em pacientes com doença de Alzheimer e foi comprovada que melhora consideravelmente a memória em ratos com Alzheimer.

Os pesquisadores acrescentaram que isso não é possível com outras bebidas que contenham cafeína ou café descafeinado, somente acontece com o café normal.

Um número cada vez crescente de literatura científica indica que o consumo moderado de café diminui também o risco de Alzheimer e doença de Parkinson, diabetes tipo II e acidente vascular cerebral (derrame). Estudos recentes têm relatado que beber café com moderação pode também reduzir significativamente o risco de câncer de mama e próstata.

Os pesquisadores sugerem que o consumo moderado de café por dia (4 a 5 xícaras por dia), começando pelo menos na meia-idade (aos 30s-50s) é ótima para fornecer proteção contra a doença de Alzheimer, embora baseados nos resultados das pesquisas, mesmo começando em idade avançada o cafezinho funciona com a mesma proteção.

Como diz a sabedoria popular: se quiser que a produtividade do Paulista caia em 50% num só dia, corte o cafezinho de todos os trabalhadores de São Paulo.

Deste modo, o nosso cafezinho de cada dia além de nos manter espertos e ativos durante o dia, é também uma senhora proteção contra um montão de doenças, fato nunca antes imaginado.

Agora uma palavra final. A mistura de café com o mortal cigarro, avacalha tudo. Lembre disto.

Temas Relacionados:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *