Equipe LSQLSystems

Equipe LSQLSystems: “O que Tem aí para Mim” versus “O que Tem aí para Nós“

Equipe LSQLSystems – Um dos pontos chaves para o sucesso de uma empresa, empreendimento, organização, projeto e mesmo de sua família é aprender, cultivar, fertilizar e praticar o trabalho em equipe (team).

Trabalhar em equipe  é essencial e imprescindível para todos que aplicam ou querem implementar a tecnologia LSQLSystems.

Na realidade, no centro de uma empresa-equipe LSQLSystems de alto desempenho existe sempre um senso ou objetivo comum acompanhados de determinação, paixão e comprometimento em forma de missão, visão e valores que sempre estão no top e se elevam bem além e acima dos interesses individuais de cada um dos membros da equipe.

Isto é, todos sabem porque estão juntos, o que querem atingir e quais são as regras claras e imparciais de como agir e fazer business (negócios). Todos embrançam estes objetivos que sempre estão acima de tudo e em todos os momentos.

A decisão, compromisso e comprometimento é que a equipe está aqui junta para vencer, não importa quando vezes tem de recomeçar, reavaliar e reaprender a dinâmica dos sistemas.

Aplicando LSQLSystems todos sabem que para ser bem sucedidos, os interesses da equipe precisa vir em primeiro lugar. Isso requer  uma mudança radical do “o que tem ai para mim”para “o que tem aí para nós” que normalmente se vê em grupos e equipes.

Esta é uma mudança, transformação e inovação dificílima de ser atingida e um passo desafiador a partir do comum mentalidade  “eu, eu e eu” para “nós, nós e nós”. Uma mudança que requer muita aplicação de Atitude-Pensamento-Positivo- Criativo no dia-a-dia de sua empresa ou grupo.

Isto é, os participantes ou jogadores de uma equipe LSQLSystems devem entender que as questões pessoais e diferenças de personalidade são secundárias às demandas da equipe.

Isso não significa abandonar quem você é ou desistir de sua individualidade. Pelo contrário, significa compartilhar os seus pontos fortes e as diferenças para mover a equipe para frente.

É esse visão “nós-focus” energizando a colaboração da capacidade coletiva que permite uma equipe gerar e ter sinergia.

Em LSQLSystems cooperação significa trabalhar em conjunto para atingir o benefício mútuo e o compartilhar de responsabilidades tanto para o sucesso como para o recomeçar novamente onde todos sabem que podem contar um com outro em qualquer momento.

Isso significa que competição entre si deve ser eliminada e não existe ambiente para esconder o jogo ou reter dados ou informações importantes para tirar vantagem do grupo aplicando a famosa Lei do Gérson tão comum na nossa cultura

Equipes LSQLSystems de alto desempenho conscientemente reconhecem que nada vem sem uma grande dose de paixão e comprometimento e que é preciso um esforço conjunto e concentrado para criar sinergias ou uma geração de eletricidade grupal que vai além das capacidade individual de cada membro do time.

É com este espírito de ajuda mútua e cooperação que as equipes TQLSystems aprendem a colocar para fora o melhor de cada um e magnificar seus pontos fortes transformando as fraquezas individuais em pontos positivos e aceitando a diversidade como uma vantagem a ser promovida.

Numa equipe LSQLSystems enfatizamos e queremos unidade em torno da visão, missão e valores da empresa, mas nunca uniformidade ou conformidade de pensamento e criatividade.

A pluralidade é o ponto forte da nossa alta criatividade. Cada um independente de posição hierárquica ou conhecimento deve ter liberdade de expressar suas sugestões para ser testadas em pequena escala.

Isto é, cada um é estimulado e expressar suas idéias, pensamentos e sugestões de forma clara aberta e estimulada.

As nossa equipes também compreendem a importância do estabelecimento de sistemas de medir desempenho, cooperação, estruturas de trabalho, incentivos e recompensas para todos. Só conseguimos atingir o que verificamos, não o que podíamos esperar. O que não pode ser verificado, nunca pode ser atingido ou nunca foi atingido.

Liderando uma  Equipe LSQLSystems

Para você que é o líder de uma equipe, grupo ou “team” verifique e ponha alto nível de comprometimento aos seguintes pontos:

  • Você tem descrições claras, discutidas e entendidas por todos membros da equipe dos processos que vão ser implementados e dos parâmetros de desempenho que serão medidos-acompanhados para medir sucesso?
  • Existe um sistema de avaliações e acompanhamento de desempenho de todos os processos e sistemas acompanhados do respectivo e claro padrão de recompensa para a equipe?
  • Como Líder você conhece as pessoas da equipe e sempre está  desafiando-as para ter padrões de excelência, mas nunca colocando uma contra a outra?
  • Como Líder de Processos (LP) ou de Líder de Sistemas (LS) o que você está fazendo para cultivar e fertilizar  uma equipe em um ambiente de cooperação, ajuda e dependência mútua neste mundo individualista do “sempre eu, eu e sempre eu”?
  • E o mais importante, não se canse de certificar que todos sabem o que, porque, onde e como estão fazendo suas tarefas com todas as prioridades bastante claras.
  • Verifique se todos estão realmente sabendo e em sintonia com a visão (o que somos e onde queremos chegar), a missão (que fazemos para atingir nossa visão) e os valores (como fazemos para cumprir nossa missão e atingir nossa visão) da empresa.
  • Qual é a missão específica do grupo?
  • Qual é o seu plano e estratégias que serão aplicadas?
  • O que se espera de cada membro da equipe?
  • Como cada membro vai contribuir mais eficazmente para o sinergismo dos resultados?
  • Em que intensidade os valores da empresa estão sendo aplicados para manter a equipe unida e coesa em função dos objetivos a ser atingidos? ?

Um lembrete: como líder mantenha sempre seu ego e  testesterona em cheque. Sempre enfatizamos que fome por poder, ego exaltado e prostituição de gabinete são as mais potentes forças distruidoras de uma equipe, projeto, empresa ou qualquer tipo de organização e empreendimento.

Alguns anos passados presenciamos um grande projeto quase que totalmente destruido por estes tres fatores, principalmente prostituição no ambiente de trabalho. Ainda hoje o projeto sofre as consequências desastrosas deste tsunami ego-sexual.

Visão, Missão, Valores em Equipe LSQLSystems

Um dos passos iniciais para mudar, transformar e inovar sua empresa tornando-a uma vibrante Equipe LSQLSystems e competidora no mercado e senda a diferença é a clara definição de qual é a sua Visão, Missão, Valores como também os seus objetivos estratégicos.

Inserte do Livro-Manual de Lean Sustainable Quality Leadership Systems (Gestão Empresarial de Liderança de Qualidade Sustent’avel) do Prof. Aecio D’Silva.

Comments are closed.