Pesquisadores da Universidade de Columbia de acordo com um novo estudo publicado na edição de 8 de junho de 2011, do jornal médico da Academia Americana de Neurologia (AAN) descobriram que idosos que praticam exercícios físicos a um nível de moderado a intenso podem ser menos propensos a desenvolver pequenas lesões cerebrais (infarto), por vezes referidas como “derrames silenciosos”.
O estudo demonstrou que incentivar os idosos a participar em exercício moderado a intenso pode ser uma estratégia importante para manter o cérebro saudável.
Os pesquisadores trabalharam com uma amostra de 1.238 pessoas que nunca tinha tido um derrame. Os participantes preencheram um questionário sobre a frequência e intensidade com que se exercitavam no início do estudo e depois tiveram um exame de ressonância magnética de seus cérebros seis anos depois quando eles atingirem uma idade média de 70 anos.
Um total de 43 por cento dos participantes relataram que não tinham qualquer exercício físico regular, 36 por cento estavam empenhados em regular exercícios leves, como o golfe, passeios de bowling, ou dançar, e 21 por cento declararem que praticavam regularmente de moderado a intensos exercícios, como caminhadas, tênis , nadar, pedalar, correr ou squash.
As imagens do cérebro mostraram que 197 dos participantes, ou 16 por cento, tiveram infartos pequenos. Pessoas que se envolveram em exercícios moderado a intenso tiveram 40 por cento menos probabilidade de ter os derrames silenciosos do que as pessoas que não fizeram nenhum exercício regular.
Os resultados permaneceram os mesmos depois que os pesquisadores levaram em conta outros fatores de risco vascular como a pressão arterial alta, colesterol elevado e tabagismo.
Não houve diferença entre aqueles que se envolveram somente em exercícios leves comparados com aqueles que não exercitaram de modo algum.
Em outras palavras, todos devemos nos movimentar e se cuidar não ficando parado vendo a banda da idade passar qualquer que seja nossa idade.
Temas Relacionados:
- Biotecnologia Proteômica: Descoberta “Proteína da Sobrevivência” Especializada em Proteger o Cérebro
- Genes Egoístas Podem Salvar o Planeta Terra da Calamidade Causada pela Malária?
- Água Oxigenada: Pode Ser Uma Forte Aliada da Sua Saúde?
- Marcadores Genéticos-Moleculares como Indicadores de Fatores Hereditários
- Cientistas Descobrem Genes Responsáveis por Vida Extremamente Longa
- Bactéria Klebsiella: Nossa Aliada ou Nossa Maior Inimiga
- Dicas para Sua Saúde: Beber Água de Manhã com Estômago Vazio
- Pesquisam Recomendam a Dose Diária de Ômega-3 para Proteger seu Coração
- O que Há de Tão Especial com a Super Fruta Gac, Gak, Mini Jaca, Baby Jaca?
- Orar Pela Cura dos Enfêrmos Funciona Cientificamente?
- Já Ouviu Falar de Resveratrol? Supostamente o Mais Poderoso Anti-Envelhecimento Produto Já Descoberto pelos Cientistas?
- Brócolis: O Perfeito-Super-Alimento que Não Pode Faltar no Seu Cardápio Diário
- Água com Limão: Prevenindo e Curando Muito Mais do Que Pensamos e Imaginamos
- Animais Peçonhentos: Quando Veneno Mortal Pode Salvar Vidas
- Nossa Água De Cada Dia: O Grande Desafio na Produção de Alimentos Agora e no Futuro – Parte I
- Segurança Alimentar Familiar: Responsabilidade de Todos Nós
- Estudos Descobrem Nova Técnica para Baixar Pressão Alta
- Daniel na Cova dos Leões
- Renovarão Suas Forças Como a Águia