Moderado a Intenso Exercício Pode Proteger o Seu Cérebro Contra Derrames

Pesquisadores da Universidade de Columbia de acordo com um novo estudo publicado na edição de 8 de junho de 2011, do jornal médico da Academia Americana de Neurologia (AAN) descobriram que idosos que praticam exercícios físicos a um nível de moderado a intenso podem ser menos propensos a desenvolver pequenas lesões cerebrais (infarto), por vezes referidas como “derrames silenciosos”.

O estudo demonstrou que incentivar os idosos a participar em exercício moderado a intenso pode ser uma estratégia importante para manter o cérebro saudável.

Os pesquisadores trabalharam com uma amostra de 1.238 pessoas que nunca tinha tido um derrame. Os participantes preencheram um questionário sobre a frequência e intensidade com que se exercitavam no início do estudo e depois tiveram um exame de ressonância magnética de seus cérebros seis anos depois quando eles atingirem uma idade média de 70 anos.

Um total de 43 por cento dos participantes relataram que não tinham qualquer exercício físico regular, 36 por cento estavam empenhados em regular exercícios leves, como o golfe, passeios de bowling, ou dançar, e 21 por cento  declararem que praticavam regularmente de moderado a intensos exercícios, como caminhadas, tênis , nadar, pedalar, correr ou squash.

As imagens do cérebro mostraram que 197 dos participantes, ou 16 por cento, tiveram infartos pequenos. Pessoas que se envolveram em exercícios moderado a intenso tiveram 40 por cento menos probabilidade de ter os derrames silenciosos do que as pessoas que não fizeram nenhum exercício regular.

Os resultados permaneceram os mesmos depois que os pesquisadores levaram em conta outros fatores de risco vascular como a pressão arterial alta, colesterol elevado e tabagismo.

Não houve diferença entre aqueles que se envolveram somente em exercícios leves comparados com aqueles que não exercitaram de modo algum.

Em outras palavras, todos devemos nos movimentar e se cuidar não ficando parado vendo a banda da idade passar qualquer que seja nossa  idade.

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *