A importância mundial da Aquicultura do Pangasius (Pangasius hypophthalmus) é agora solidificada com a publicação das Normas e Padrões de Aquicultura Responsável do Pangasius pelo World Wildlife Fund (Pangasius Aquaculture Dialogue Standards – WWF – PADS).
A indústria do Pangasius fatura mais de um bilhão de dólares anual sendo uma das aquiculturas que mais cresce no mundo. A produção do Panga aumentou mais de 60 vezes na última década.
Quem duvidava que o Panga está aí para ficar e abafar agora não deve ter mais dúvida alguma.
Pangasius é um peixe de respiração aérea (respiração bi-modal), que lhe permite tolerar baixos níveis de oxigênio dissolvido. Sob semi-intensiva cultura em viveiros ou tanque-redes, o Panga pode atingir mais de 1 kg de peso num período de 6 meses de engorda, estocado com alevinos de 20 gramas e usando ração com teor de proteína bruta de pelo menos 25 a 30%.
Pangasius é cada vez mais popular entre os consumidores de seafood. Este bagre asiático de crescimento rápido era a bem pouco tempo somente consumido no Vietnã, atualmente é exportado para mais de 100 países e mercados internacionais, incluindo até pouco tempo o Brasil distante 17.180,00 km (dezessete mil e cento e oitenta quiilômetros).
Como sempre afirmamos, enquanto países como o Vietnã fatura cada vez mais com seafood promovendo agressivamente a aquicultura do Pangasius, o Brasil que tem tudo para ser uma potencia mundial aquícola, poderia estar bem a frente transformando em empregos e rendas todo este seu manancial.
Se o Brasil estimulasse o cultivo de pescados poderia faturar bilhões, criar milhares de empregos para sua população e tornar o país auto-suficiente na oferta de seafood. Um dia vamos ver isto!
Se quizer receber o documento completo em Inglês, indique nos comentários (clique abaixo no Leave a comment) deste artigo.
Mais informações sobre Pangasius e Aquicultura:
Gostaria de receber a publicação.
Obrigada.
*************************
Enviada
Admin MyBj
Gostaria de obter o artigo sobre normas e padrões da aquicultura do Pangasius.
Obrigado
Enviando
Gostaria de obter o artigo sobre normas e padrões da aquicultura do Pangasius.
Obrigado
***********************************
Enviado.
Admin MyBJ