Casa Sustentável – O National Institute of Standards and Technology (NIST) dos EUA revela a construção de uma casa-laboratório para testar o conceito residencial zero-net de energia e aperfeiçoar as tecnologias de eficiência energética usando material e tecnologias disponíveis no mercado.
Que tal morar numa casa em que o conta de luz é zero? Bem, este é o conceito de casa sustentável energicamente eficiente produzindo sua própria eletricidade que passa agora por uma fase bastante prática ao ser testada pelos órgãos reguladores americanos.
O National Institute of Standards and Technology (NIST) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos revelou esta semana que construiu uma casa-laboratório no formato ou projeto de uma típica residencia suburbana – a casa sustentável – objetivando testar e demonstrar que uma família de quatro pessoas pode gerar tanta energia como ela usa em um ano.
Tendo dois andares, quatro quartos, três-banheiros a ” residencia-laboratório Net-Zero de energia“ foi construída dentro dos padrões do U.S. Green Building Conselho LEED Platinum — o mais alto padrão para estruturas sustentáveis.
A casa-laboratório incorpora construção e utensílios energeticamente eficientes, bem como tecnologias de geração de energia, como o aquecimento solar de água e de sistemas solares fotovoltaicos.
Um sistema solar fotovoltaico gera eletricidade para as luzes e aparelhos domésticos quando o tempo permitir, e excesso de energia será enviado para a rede elétrica local por meio de um medidor elétrico inteligente.
A casa sustentável vai usar energia da rua em dias que ela não pode gerar suficiente por conta própria, mas ao longo de um ano irá produzir o suficiente para compensar essa energia adquirida, para um consumo de energia de net-zero.
Casa Sustentável – Normas e Diretrizes de Novos Design
Esta casa sustentável vai ser usada para melhorar os métodos de teste de tecnologias de eficiência energética e desenvolver padrões de design econômico para casas eficientes visando reduzir o consumo geral de energia e poluição além de economizar nas contas mensais de luz das famílias residentes.
“Os dados ou resultados obtidos nesta casa sustentável ou laboratório irão mostrar se o design (projeto) de casas net-zero e tecnologias estão prontas para serem usadas em um bairro perto de você,” disseram os especialistas.
“Vai também permitir o desenvolvimento de novos padrões de design e métodos de ensaio para novas tecnologias de eficiência energética e, esperamos, acelerar a sua aprovação como um modelo comercial de construção.”
No primeiro ano de funcionamento, o laboratório será usado para demonstrar o uso e conceito de zero-net energia. Os pesquisadores do NIST usarão controles mecânicos e software de computador para simular as atividades de uma família de quatro vivendo em uma casa sustentável ou energeticamente eficiente.
Nenhum ser humano real terá permissão para entrar na casa durante este tempo, para que os pesquisadores possam acompanhar como a casa sustentável funciona, mas as luzes irão ser ligadas e desligadas em horários específicos, água quente e aparelhos serão acionados — e pequenos dispositivos emitirão calor e umidade simulando o que as pessoas emitiriam
Os cientistas do NIST planejam disponibilizar dados do projeto e experiencia net-zero online para que os pesquisadores e o público em geral possam acompanhar seu progresso.
Casa sustentável com total independência energética pode ser uma realidade bem próximo de você e o mais importante usando material e tecnologias amplamente disponíveis em nossas lojas de construção.
Fonte: NIST
Temas Relacionados:
- Agrotóxicos: O Grande Desafio da Engenharia da Sustentabilidade
- AquaBioPonics – Arquitetura Sustentável Mudando Nossa Concepção de Vida Urbana
- AquaBioPonics: Avanços em Energia Solar Aceleram Arquitetura Sustentável Urbana
- AquaBioPonics: Instrumentos no Combate a Fome, Desnutrição e Pobreza
- Micro-AquaBioPonics: Produzindo Alimentos Orgânicos em Sua Escola ou Garagem
- AquaFuelsPonics & AquaBioPonics: Sustentabilidade em Ação
- AquaFuelsponics & AquaBioPonics
- Aquicultura: Uma Atividade Cada Vez Mais Ambientalmente Sustentável