Lixo Municipal - Caminhão Despejando Lixo no Lixão - Vamos Mudar Isto?
Lixo Municipal - Caminhão Despejando Lixo no Lixão - Vamos Mudar Isto?

Lixo Municipal – Tecnologias Sustentáveis Transformando RSU em Energia Limpa

Lixo Municipal – Engenharia de Sustentabilidade Ambiental Usando Processos TermoQuímicos&BioQuímicos Transformando Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Agrícolas, Aquícolas e Florestais em Energia Limpa e Renovável.

 Como foi amplamente divulgado alguns meses atrás, o nosso planeta Terra tem atualmente mais de 7 bilhões de habitantes e com eles e elas montanhas de lixo municipal de todas formas, procedências e maneiras.

Lixo Municipal - Caminhão Despejando Lixo no Lixão - Vamos Mudar Isto?
Lixo Municipal – Caminhão Despejando Lixo no Lixão – Vamos Mudar Isto?

Consequentemente, tecnologia de ponta em sustentabilidade ambiental é fundamental para lidarmos com a realidade inegável que estamos produzindo lixo e poluindo como nunca antes na história deste mundo.

Só nos EUA, cada pessoa produz 2,1 kg de lixo a cada dia, e 132 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) ou lixo municipal foram lançados em aterros sanitários em 2009 sem nenhum reaproveitamento. No Brasil a situação não é nada diferente.

Contudo, tecnologias sustentáveis existem que podem transformar nosso lixo municipal de cada dia em energia limpa como a produção de syngas o qual pode ser usado diretamente para acionar motores, geradores ou ser uma fonte para produção de outros combustíveis.

Várias tecnologias sustentáveis foram desenvolvidas e estão sendo a cada dia aperfeiçoadas e inovadas por nosso grupo e muitos outros ao redor do mundo que usam RSU para geração de energia mais limpa e mais econômica do que nunca, incluindo captura de gás de aterros sanitários, pirólise, gaseificação e gaseificação de arco de plasma ou plamalisis

 Syngas ou Gás de Síntese – Tecnologia de Biorrefinarias

 Biorrefinarias ou usinas de geração de gás de síntese podem ser dimensionadas para várias capacidades dependendo do volume a ser processado. Há usinas que usam módulos que processam 120 mil toneladas de resíduos florestais e / ou lixo municipal urbano produzindo 42,5 milhões de litros de etanol e metanol por ano.

 Estes sistemas são projetados para processar resíduos e lixo municipal de forma autônoma usando áreas reduzidas e perto de regiões metropolitanas.

 As biorrefinarias que utilizam esta tecnologia de ponta de tratamento de resíduos para produção de biocombustível, são ferramentas valiosas para reduzir a quantidade de lixo municipal que vai para os aterros sanitários que causam tantos impactos ambientais mesmo quando são tratados em células de lixões programados.

 É um investimento verde que oferece  muitas vantagens competitivas sendo um modo super eficiente de gestão ambiental de lixo e em programas de manejo de sólidos urbanos.

Gás de Síntese – Solução  Definitiva-Sustentável para o Lixo das Cidades

 São muitas as vantagens que sistemas de produção de gás de síntese a partir de resíduos sólidos oferecem para a solução definitiva-sustentável do problema da acumulação de lixo nas cidades.

 Por exemplo, atualmente, a cidade de São Paulo, Brasil recolhe mais de 15.000 toneladas de lixo por dia. Tudo este lixo poderia estar sendo transformado em gás de síntese, produzindo 5,3 milhões  de litros de etanol/metanol e abastecendo aproximadamente 88 mil  tanques de carros diariamente.

Parte destes resíduos sólidos urbanos da cidade de São  Paulo e de muitas outras cidades brasileiras são atualmente transportados para os aterros e lixões existentes.

 Esta prática além de poluir os mananciais e aquíferos tem mais um complicador. Em poucos anos estes aterros e lixões existentes não terão mais capacidade de recebimento, se nada for feito a curto prazo.

Tudo este lixo bem que poderia ser usado para produção de energia limpa em suas várias formas protegendo nosso tão atacado meio-ambiente.

 Em outras palavras, o lixo municipal urbano não estaria sendo fontes pesadas de poluentes dos nossos solos, ar e água e causando dor de cabeça constante para os municípios.

Transformando nosso lixo de cada dia, resíduos florestais, aquícolas, agrícolas e de construção em combustíveis e produtos químicos verdes é um passo importante para ter um ambiente mais limpo e, ao mesmo tempo acionar  mais uma opção limpa na substituição parcial do óleo fóssil.

Produzir energia limpa a partir do lixo que foi produzido usando óleo fóssil é um primeiro passo na direção da sustentabilidade ambiental quebrando o ciclo de degeneração do meio ambiente tão comum nas nossas cidades.

Além disto, um aspecto super importante e sustentável acompanha os sistemas produtivos do syngas tendo como matéria-prima o lixo. A energia em forma de calor ou combustível requerida para mover todo o sistema é gerado pelo próprio sistema usando co-geração tecnologias e parte do syngas produzido.

 Quem sabe em um futuro próximo o lixo de sua cidade, os resíduos hospitalares, aquícolas e celulósicos do seu município podem estar sendo usados como matéria-prima dos biocombustíveis que estarão abastecendo seu carro, o ônibus que leva você ao trabalho, a carreta que transporta nossas riquezas e do jato que o leva bem longe.

Lixo Municipal – Proceso-Diagrama Animação de uma das Tecnologias-Sistemas para Produção de Syngas e Eletricidade a Partir do Lixo Municipal ou Sólido Municipal Urbano (MSW – Municipal Solid Waste)

  Sustentabilidade Ambiental – Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies e Dr. John Kyndt.

Artigos Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *