Partindo do fato que todo ser humano é um imenso agregado de cerca de 100 trilhões de células que se mantém juntas por forças ainda não completamente entendidas e que desempenham suas multifunções diretamente proporcional ao estado saudável ou degenerativo de cada célula.
De exposto acima podemos teoricamente dizer que você tem pelo menos duas idades: a sua idade cronológica, quanto tempo você tem vivido até agora, e que poderíamos chamar de sua idade biológica – que é uma medida de quão danificado seu corpo está refletido em todos seus sistemas e células componentes.
Envelhecimento, que significa o processo de degeneração física, é realmente apenas uma questão dos danos físicos existentes no seu corpo ao nível das células e máquinas moleculares.
Tendo isto em mente, podemos afirmar com certas reservas que quanto mais danos, maior a sua idade biológica. Por exemplo, podemos estimar que se você for 45, você pode ser que tenha a carga de danos de idade 35 ou 55 anos em média.
Isto é para pior, ou melhor – e em ambos os casos isto irá influenciar definitivamente sua saúde atual e naturalmente a expectativa do restante de sua vida.
Na realidade, a idade biológica é provavelmente muito mais complexa do que isso. Há toda razão para esperar que diferentes sistemas em seu corpo sofram diferentes taxas de acumulação de danos.
Isto é, pode ser que no futuro venhamos a descobrir que diferentes áreas ou órgãos do nosso corpo têm diferentes idades biológicas que vão requerer diferentes tratamentos ou inteligentes medicamentos.
Para exemplificação, vamos considerar o sistema imunológico em pacientes com AIDS, que é prematuramente envelhecido em exaustão e fragilidade. Isso mostra um exemplo extremo de taxas diferenciais de danos físicos.
Porém, em uma pessoa saudável é esperado encontrar pequenas diferenças nos níveis de danos acumulados nos componentes biológicos, que mesmo sendo pequenas as diferenças estão lá.
A questão é achar sites ou biomarcadores e produzir testes médicos em escala comercial que correlacionam estes danos que podemos também chamar de metilação do DNA com a idade cronológica e/ou até biológica das pessoas.
Usando Saliva para Determinar Sua Idade – Ou Cuidado Onde Cuspir
Tendo isto em mente, Geneticistas da Universidade da Califórnia, Los Angeles, descobriram uma maneira de usar saliva para revelar quantos anos você tem.
Os pesquisadores usaram amostras de saliva vindas de 34 pares de gêmeos idênticos do sexo masculino com idades entre 21 e 55 anos.
Eles vasculharam o genoma dos homens e identificaram 88 sites ou biomarcadores no DNA que fortemente correlacionam idade com a metilação. Eles replicaram ou revalidaram suas descobertas em uma população geral de 31 homens e 29 mulheres entre as idades de 18 e 70.
Em seguida, os cientistas construíram um modelo preditivo utilizando dois dos três genes com forte ligação relacionada com a idade e metilação.
Quando conectados os dados dos gêmeos e amostras de saliva do outro grupo, eles foram capazes de prever corretamente a idade de uma pessoa dentro de cinco anos- um nível de precisão sem precedentes .
Como acontece com a maioria das descobertas, um teste com potencial comercial foi recentemente patenteado baseado na pesquisa.
O teste poderá oferecer entre outras coisas uma nova ferramenta para identificar a idade de um suspeito da cena do crime em investigações forenses.
Temas Relacionados:
- Biotecnologia: Usando “Materiais Inteligentes” para Desenvolver Inteligentes Medicamentos
- Nosso Cafezinho de Cada-Dia: Um Forte Protetor Contra as Doenças de Alzheimer, Parkinson e Muitas Outras
- Engenharia Genética: Um Pequeno Verme Está Ajudando a Desvendar os Segredos do Cérebro
- Biotecnologia Genética: Identificada Proteína que Repara DNA Danificado por Stresses
- Moderado a Intenso Exercício Pode Proteger o Seu Cérebro Contra Derrames
- Biotecnologia Proteômica: Descoberta “Proteína da Sobrevivência” Especializada em Proteger o Cérebro
- Genes Egoístas Podem Salvar o Planeta Terra da Calamidade Causada pela Malária?
- Água Oxigenada: Pode Ser Uma Forte Aliada da Sua Saúde?
- Marcadores Genéticos-Moleculares como Indicadores de Fatores Hereditários
- Cientistas Descobrem Genes Responsáveis por Vida Extremamente Longa
- Bactéria Klebsiella: Nossa Aliada ou Nossa Maior Inimiga
- Dicas para Sua Saúde: Beber Água de Manhã com Estômago Vazio
- Pesquisam Recomendam a Dose Diária de Ômega-3 para Proteger seu Coração
- O que Há de Tão Especial com a Super Fruta Gac, Gak, Mini Jaca, Baby Jaca?
- Orar Pela Cura dos Enfêrmos Funciona Cientificamente?
- Já Ouviu Falar de Resveratrol? Supostamente o Mais Poderoso Anti-Envelhecimento Produto Já Descoberto pelos Cientistas?
- Brócolis: O Perfeito-Super-Alimento que Não Pode Faltar no Seu Cardápio Diário
- Água com Limão: Prevenindo e Curando Muito Mais do Que Pensamos e Imaginamos
- Animais Peçonhentos: Quando Veneno Mortal Pode Salvar Vidas
- Nossa Água De Cada Dia: O Grande Desafio na Produção de Alimentos Agora e no Futuro – Parte I
- Segurança Alimentar Familiar: Responsabilidade de Todos Nós
- Estudos Descobrem Nova Técnica para Baixar Pressão Alta