Em um esforço para compreender o sistema nervoso do Caenorhabditis elegans uma espécie de nematode da família Rhabditidae que mede cerca de 1 milímetro de comprimento, e vive em ambientes temperados, cientistas do Laboratory of Neural Circuits and Behavior da Universidade Rockefeller, re-engenharam dois neurônios do minúsculo verme que brilham verde brilhante se um neurônio responde quando o nematode é exposto a certos feromônios.
C. elegans foi a primeira espécie multicelular a ter seu genoma completamente sequenciado e tem sido usada intensamente em engenharia genética e biologia experimental como organismo modelo em incontáveis estudos e pesquisas.
C. elegans é estudado como um organismo modelo por muitas razões. É um organismo multicelular eucariótico ( organismos eucariontes são multicelulares ao contrário dos procariontes que são unicelulares) que é simples suficiente para ser estudado em grande detalhe.
Raças do C. elegans são fáceis e baratas para reproduzir e podem ser congeladas. Quando posteriormente descongeladas permanecem viáveis, permitindo armazenamento por longo prazo.
O estudo de seu sistema nervoso oferece uma das abordagens mais promissoras para a compreensão do cérebro humano, uma vez que utiliza partes de trabalho semelhantes, mas é em torno de bilhões de vezes menos complexo. Tem apenas 302 neurônios e 8000 sinapses.
Embora o sistema nervoso do C. elegans é rotineiramente descrito como simples, mas isto só é verdade quando comparado com o cérebro humano.
O maravilhoso inteligente design do genoma do verme tem 22.000 genes, quase tantos como um ser humano (~25.000 genes), e seu cérebro é uma peça ou máquina biológica das mais complexas.
Além do mais, o conectoma (uma especie de genoma do cérebro ou o diagrama das ligações do sistema nervoso) do C. elegans tem dois diagramas de ligações separados e sobrepostos um sobre o outro, e há um terceiro sistema que mantém religação dos diagramas de ligações cerebrais.
Isto é baseado nos neuropeptídeos, hormônios em forma de produtos químicos que são liberados pelos neurônios para afetar outros neurônios.
Deste modo a resposta dos dois neurônios re-engenheirados do minúsculo verme, quando expostos a certos produtos químicos, pode dar informações importantes de como o cérebro funciona.
Temas Relacionados:
- Biotecnologia Genética: Identificada Proteína que Repara DNA Danificado por Stresses
- Moderado a Intenso Exercício Pode Proteger o Seu Cérebro Contra Derrames
- Biotecnologia Proteômica: Descoberta “Proteína da Sobrevivência” Especializada em Proteger o Cérebro
- Genes Egoístas Podem Salvar o Planeta Terra da Calamidade Causada pela Malária?
- Água Oxigenada: Pode Ser Uma Forte Aliada da Sua Saúde?
- Marcadores Genéticos-Moleculares como Indicadores de Fatores Hereditários
- Cientistas Descobrem Genes Responsáveis por Vida Extremamente Longa
- Bactéria Klebsiella: Nossa Aliada ou Nossa Maior Inimiga
- Dicas para Sua Saúde: Beber Água de Manhã com Estômago Vazio
- Pesquisam Recomendam a Dose Diária de Ômega-3 para Proteger seu Coração
- O que Há de Tão Especial com a Super Fruta Gac, Gak, Mini Jaca, Baby Jaca?
- Orar Pela Cura dos Enfêrmos Funciona Cientificamente?
- Já Ouviu Falar de Resveratrol? Supostamente o Mais Poderoso Anti-Envelhecimento Produto Já Descoberto pelos Cientistas?
- Brócolis: O Perfeito-Super-Alimento que Não Pode Faltar no Seu Cardápio Diário
- Água com Limão: Prevenindo e Curando Muito Mais do Que Pensamos e Imaginamos
- Animais Peçonhentos: Quando Veneno Mortal Pode Salvar Vidas
- Nossa Água De Cada Dia: O Grande Desafio na Produção de Alimentos Agora e no Futuro – Parte I
- Segurança Alimentar Familiar: Responsabilidade de Todos Nós
- Estudos Descobrem Nova Técnica para Baixar Pressão Alta
- Daniel na Cova dos Leões
- Renovarão Suas Forças Como a Águia