Turbina flutuante maior do mundo-8.4 MW no mar

Energia Eólica: Estudo Afirma que Ventos Podem Suprir em Muitas Vezes a Demanda de Energia Total do Planeta

Energia Eólica – Pesquisadores da Universidade de Stanford e de Delaware usando o que eles chamam “do mais sofisticado modelo de previsão do tempo”disponível” calcularam que a energia eólica tem o potencial de atender várias vezes a demanda total mundial de energia em 2030

Um ponto que chama a atenção quando vemos vídeos ou mesmo quando visitamos parques eólicos é que sempre tem um bom número de turbinas que estão paradas. O que causa esta paradeira? Turbinas em manutenção? Será que está faltando vento neste mundo do nosso Deus!!!

Energia Eólica - Parque Eólico em Palms Springs na Califórnia
Energia Eólica – Parque Eólico em Palms Springs na Califórnia

Na realidade, um estudo das Universidades Standord e Deleware nos EUA, publicado na jornal Nature, afirma que temos ventos para dar e rolar.

Os cientistas afirmam que temos tanto vento disponível na terra em qualidade e quantidade que podemos gerar energia eólica suficiente para exceder a demanda total mundial  de energia mesmo após a contabilização de reduções de velocidade dos ventos causada por turbinas eólicas

Neste estudo de energia eólica os cientistas adaptaram o modelo de computador tridimensional, terra-atmosfera-oceano. conhecido como GATOR-GCMOM para calcular o máximo teórico potencial eólico do planeta, tendo-se em consideração a redução dos vento causados pelas turbinas.

O modelo assumiu que turbinas que produzem enegia eólica poderiam ser instaladas em qualquer lugar, sem levar em conta considerações sociais, ambientais, climáticas ou econômicas.

Estes novos números sobre energia eólica contradizem dois estudos anteriores que afirmaram que o potencial eólico é muito aquém do agora anunciado porque cada turbina rouba muita energia do vento junta a outras turbinas. Afirmam também que turbinas podem causar impactos e consequências prejudiciais ao clima que iriam negar alguns aspectos positivos da energia eólica renovável.

Os pesquisadores foram capazes de calcular a exposição de cada turbina eólica aos ventos que variam no espaço e no tempo. Além disso, o modelo re-contabilizou o vento que é reivindicado pelas turbinas. Em seguida, foi calculado o efeito dessas mudanças de velocidade do vento, na temperatura global, umidade, nuvens e clima.

 Energia Eólica – Ponto de Saturação do Potencial Eólico

Entre as coisas mais promissores deste estudo de energia eólica, os pesquisadores aprenderam que há um grande potencial para produção de energia renovável nos ventos — centenas de terawatts.

Contudo, em algum momento a adição de novas turbinas chegaria ao máximo permitido ou saturação, atingindo um nível em que nenhuma energia adicional poderia ser extraída, mesmo com a instalação de mais turbinas.

“Cada turbina reduz a quantidade de energia eólica disponível para as outras”, dizem os pesquisadores. A redução, no entanto, se torna significativa somente quando grandes números de turbinas são instaladas juntas, muitos mais do que seriam necessárias.

Os pesquisadores têm chamado isto “o ponto de saturação do potencial eólico”. A saturação do potencial, dizem, é mais do que 250 terawatts desde que se colocasse uma multitude de turbinas de vento de 100 metros de altura em toda a terra e a água do planeta Terra.

Como alternativa, se colocássemos somente na terra (menos a Antártida) e ao longo das costas dos oceanos, há ainda alguns 80 terawatts disponíveis — estimando em sete vezes a total de energia demandada por toda civilização do planeta.

 Se forem adicionadas hipotéticas turbinas operando em correntes de jato a 6 km acima na atmosfera poderiam extrair um máximo 380 terawatts.

Os cientistas não estão defendendo a colocação de turbinas em todos os lugares, mas mostraram que não há nenhuma barreira fundamental para a obtenção de metade ou até mesmo várias vezes a potência do mundo para todos os fins colhidas do vento até 2050. “O potencial existe, se podermos construir turbinas suficientes “, afirmaram os pesquisadores.

 Energias Eólica – Quantas Turbinas para Atender a Metade da Demanda Energética do Mundo?

Energia Eólica - Floresta de Turbinas na California
Energia Eólica – Floresta de Turbinas na California

Sabendo que o potencial existe, os pesquisadores voltaram sua atenção para dimensionar quantas turbinas seriam necessárias para atender a demanda de potência requerida por metade do mundo em uma economia de energia limpa em 2030.

Para chegar lá, eles exploraram vários cenários do que eles chamam “o poder potencial do vento fixo” — a potência máxima que pode ser extraída usando um número específico de turbinas eólicas.

Eles concluíram que 4 milhões de turbinas, cada operando a 100 metros de altura e produzindo 5 megawatts, poderiam fornecer o máximo de 7,5 terawatts de potência-demanda de energia para todos os fins suprindo só um pouco menos de metade do que o mundo usa — sem efeitos negativos significativos sobre o clima.

 “Para chegar lá, no entanto, temos um longo caminho a percorrer. Hoje, nós instalamos um pouco mais de 1 por cento da energia eólica necessária,”afirmam os cientistas.

Os investigadores colocaram teoricamente metade das 4 milhões de turbinas sobre as águas. Os outros 2 milhões restantes exigiria um pouco mais de metade de 1 por cento da superfície terrestre do planeta — cerca de metade da área do estado do Alasca ou 850.066 km2.

Entretanto, praticamente nenhum destas áreas seriam utilizadas exclusivamente para o vento, mas poderiam servir a duas finalidades, como espaço é aberto, a terra poderia ser usada para a agronegocios (como já acontece) ou preservação da vida selvagem.

Em vez de colocar todas as turbinas em um único local, os cientistas dizem que é melhor e mais eficiente espalhar os parques eólicos em locais de alto-vento em todo o mundo — em desertos, planícies, montanhas, por exemplo.

“A cuidadosa localização dos parques eólicos reduzirá os custos e os impactos globais de uma infraestrutura de vento ao meio ambiente,”, afirmam os especialistas.

Fontes: http://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate1683.html

http://www.kurzweilai.net/wind-power-not-enough-to-affect-global-climate

http://www.pnas.org/content/101/46/16115.full

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *