Energia Eólica: Ameaça dos Céus Atinge Parques Eólicos da Califórnia

Energia Eólica – Turbinas Estão Matando Sem Querer Milhares de Pássaros por Dia Alguns deles Ameaçados de Extinção na Califórnia

Energia Eólica: A Califórnia é dos estados americanos que tenta se livrar da dependência dos combustíveis fósseis com megas projetos tanto de energia solar, eólica como geotérmica.

Contudo uma nova ameaça nos céus está criando um mega desafio para o setor eólico californiano apesar dos órgãos estaduais não falem ou admitam o baita do problema.

Energia Eólica - Águia Morta pelas Paletas de Turbinas Eólicas na Califórnia
Energia Eólica - Águia Dourada Morta pelas Paletas de Turbinas Eólicas na Califórnia (clique para ampliar)

Na realidade, a indústria de energia eólica é o componente que mais cresce no portfólio de energia verde deste estado americano.

Investidores estão colocando bilhões em fazendas eólicas para produção de eletricidade gerada pelos ventos.

Gigantes turbinas de energia eólicas são atualmente partes do paisagem de muitas rodovias do estado.

Contudo, os defensores dos animais selvagens dizem que o rápido desenvolvimento de energia eólica tem uma consequência inesperada: aves mortas, incluindo espécies protegidas como águias, gaviões e corujas.

“Os impactos cumulativos são enormes”, disse Shawn Smallwood, um dos poucos especialistas reconhecidos que estudam o impacto dos parques eólicos sobre as aves migratórias. “Não é concebível para mim não fazerem nada quando a indústria eólica pode reduzir grandemente as populações já ameaçadas de águia dourada, se não até eliminá-las.”

Energia Eólica: Califórnia Tem uma População de Cerca de 2.500 Águias Douradas

Califórnia tem uma população de cerca de 2.500 águias douradas (Aquila chrysaetos). As grandes fazendas eólicas do estado matam, em média, mais de 80 águias por ano. Enquanto isto, o estado tem como meta triplicar a capacidade eólica nos próximos anos no objetivo de se tornar o primeiro estado do país a gerar 33 por cento de sua eletricidade de fontes de energia renovável até 2020.

O condado de Kern identificou cerca de 91.000 hectares ao norte de Los Angeles como uma área privilegiada para projetos de energia eólica. Infelizmente, as colinas da região e as montanhas são campos de caça privilegiados para aves de rapina e um local de parada para as aves migratórias que viajam entre o Canadá o México.

As áreas de ventanias são bem apreciadas por aves de rapina e são também ideais para geração de energia eólica.

O especialista afirmou que não é contra a energia eólica – é uma forma viável de geração de energia – mas ela precisa ser desenvolvida com mais cuidado.

O caso em questão é que a Califórnia é conhecida pelas leis super exigentes de proteção do meio-ambiente, implementação de legislação radical sobre aquecimento global com muitos defensores-amantes radicais da natureza que até agora, incompreensivelmente, se matem bastante calados diantes do que está acontecendo com os pássaros.

Por exemplo, na área da baía de São Francisco na década de 1980 ativistas exigiram um planeta limpo na visão deles. O Estado respondeu com a criação do parque eólico Altamont Pass Wind Resource Area, o maior concetração de turbinas eólicas do mundo.

Neste parque quase 5 mil turbinas eólicas fornecem energia limpa e renovável para milhares de casas na área da Califórnia Bay.

Este parque eólico estudual aprovado e construído com recuros dos contribuintes em forma de créditos de imposto federal, mata anualmente 4.700 pássaros, entre eles 1.300 aves de rapina, das quais 70 águias douradas, de acordo com os relatórios biológicos gerados  em nome dos proprietários.

Energia Eólica: Onde Estaríam os Ativistas do GreenPeace e Outros Grupos se Fosse uma Refinaria de Petróleo que Tivesse Matando Inintencional Esta Multitude de Pássaros

Imaginem onde estaríam os ativistas do GreenPeace e outros similares super defensores do meio-ambiente se fosse, por exemplo, uma refinaria de petróleo ou uma usina nuclear que tivesse matando inintencional esta multitude de pássaros, o que estariam promovendo os ativistas defensores da natureza?

Alguns avanços como a substituição das pequenas turbinas mais velhas por novas mais altas com lâminas maiores cortou aproximadamente pela metade a morte acidental de algumas espécies em alguns locais.

Uma fator bastante peculiar é que os radicais defensores da natureza agora estão falando com o mesmo vocabulários dos desenvolvimentistas capitalistas cruéis como eles chamavam sempre.

Dizem que:  “nós temos essa troca na sociedade, entre as coisas que precisam para funcionar uma economia e o fato de que nós queremos garantir que temos uma ambiente para as gerações futuras”.

“Na realidade muita gente está vendo a grande disparidade como são tratadas outras iniciativas energéticas como gás natural, carvão mineral e as fontes ditas não verdes.

“Os políticos liberais do estado estão na verdade, por um momento, dando um passe para a indústria eólica sem ligarem nada para a mortalidade dos pássaros ameaçados de extinção. Se alguém matar intencionalmente ou não uma águia destas, as penalidades incluindo multa e prisão são de grandes consequências”, afirmam especialistas.

Muito estão erguendo suas vozes e dizendo que é inconcebível que o Departamento de Proteção de Peixes e Vida Selvagem dos EUA (USFWS) que aplica e reforça os U.S. Endangered Species Act, the Bald and Golden Eagle Protection Act and the Migratory Bird Treaty Act, não tenha agido forte, como faz sempre em outras ocasiões.

Um claro exemplo é o que mostramos aqui em artigo anterior sobre a situação que os  centenários agricultores do Vale de San Joaquim na California estão passando.

O USFWS para suprir água para um pequeno peixe , o delta smelt (hypomesus transpacificus, a.k.a.) toda a água para milhares de agricultores de um dos valeis mais férteis do mundo, foi abrutamente cortada deixando-os sem opção de trabalho.

Energia Eólica: “Existe uma Hipocrisia Muito, Muito Grande Aqui”

“Existe uma hipocrisia muito, muito grande aqui”, disse um dos especialistas locais. “Se eu atirar em uma águia, é uma multa US $ 10.000 e  um período de férias forçadas de um a cinco anos em uma prisão federal de minha escolha.”

Vejamos o que aconteceu em outras ocasiões em que aves foram mortas por outras atividades econômicas segundo dados divulgados na imprensa americana.

Em 2009, a Exxon se declarou culpada de causar a morte de cerca de 85 aves migratórias em cinco estados que entraram em contato com o petróleo bruto em tanques de resíduos a descoberto. A multa para a Exxon foi de US $ 600.000 dólares.

Da mesma forma, a PacifiCorp, uma distribuidora de eletricidade do estado de Oregon, levou uma multa US $ 10,5 milhões de dólares, mais restituição e melhorias em seus equipamentos, depois que 232 águias foram mortas  eletrocutadas por baterem em linhas de energia em Wyoming.

E em 2005, o proprietário de uma laboratório de produção de alevinos foi condenado a seis meses de prisão domiciliar e pagar uma multa de US $65.000 dólares por atirar em uma águia que estava almoçando na parte descoberta de sua estação de reprodução de peixes.

Energia eólica geram 41.400 megawatts de eletricidade nos EUA. Até agora tudo que está sendo divulgado pela imprensa se refere somente a Califórnia. Acontece que este estado da costa oeste americana representa apenas uma fração desse total, sugerindo que o número de mortes de pássaros pelas turbinas é consideravelmente maior em todo o país.

O mais intrigante de tudo é que de acordo com registros do rigoroso USFWS não há registro do departamento ter autuado uma única empresa eólica sequer por violar uma das muitas leis que protegem as aves ameaçadas e/ou em perigo de extinção.

Nós promovemos e trabalhamos com energia limpa e renovável e consideramos energia eólica uma parte importante a ser desenvolvida e estimulada corretamente.

O que não entendemos é a radical diferença com que os ditos defensores da natureza e do antropogênico aquecimento global estão agindo ou não agindo no caso da mortalidade destes passáros na Califórnia.

Fontes: Foxnews, Herald Tribune, FreeRepublic, WindAction, GreenEnergyAmerica

Link Relacionado:

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *