Energia Solar Aquática

Energia Solar Aquática: Ilhas Solares Flutuantes uma Nova Opção para Gerar Eletricidade Renovável

Energia Solar Aquática – Surge mais uma opção inovadora para produção de eletricidade via Energia Solar Concentrada e/ou Fotovoltaica pelo uso do conceito de Ilhas Solares Flutuantes

Energia Solar Aquática - Conceito Artístico de FSI (Crédito: Nolaris)

Energia Solar Aquática – Conceito Artístico de FSI (Crédito: Nolaris)

Com terra, tornando-se uma cada vez mais cara e disputada por muitas atividades em muitas partes do mundo, existe uma procura para desenvolver tecnologias que possibilitem a implantação de usinas de geração de energia via solar sem competir por terra.

Uma tal abordagem é energia solar aquática ou implantar painéis solares em estruturas flutuantes ou ilhas solares flutuantes capazes de ajudar a atender as demandas de electricidade enquanto não competem por terras com interesses agrícolas, industriais e residenciais.

O conceito de ilhas solares flutuantes (Floating Solar Islands – FSI) está entre nós por algum tempo. Elas teoricamente podem ser implementadas tanto nos mares e lagos, como em terra firme (i.e., reservatórios de irrigação).

Energia Solar Aquática - Projeto FSI nos UAE (crédito: Nolaris)

Energia Solar Aquática – Projeto FSI nos UAE (crédito: Nolaris)

Agora a companhia de energia suíça Viteos está empenhada em gerar eletricidade produzida por Energia Solar Concentrada (CSP) e/ou Fotovoltaica (PV)  em ilhas flutuantes.

A empresa está construindo três laboratórios-FSI no Lago Neuchâtel, na Suíça com projeto da Nolaris.

As três FSI solares estão localizadas perto de uma planta de purificação de água, a 150 metros da costa e serão conectadas à rede atuando ao mesmo tempo como instalações de investigação para demonstrar a eficácia de CSP e PV na água e como este sistema poderia ser adaptado para outras localidades em outras partes do mundo.

Cada laboratório flutuante tem 25 metros de diâmetro e vai ter 100 painéis fotovoltaicos. Cada painel terá uma consecutiva inclinação de 45 °. As ilhas podem girar 220 ° na direção do sol e segui-lo durante todo o dia. Sua localização na água diminui sua resistência, aumentando assim sua eficácia.

As ilhas são ancoradas por blocos de concreto fixados fundo do lago por cabos. Serão também ligados à margem por cabos de transmissão e ligados à rede eléctrica usando inversores. As FSI podem operar sustentavelmente por 25 anos e todas as peças podem ser recicladas após desativação.

 A empresa de energia Suíça pretende investir mais de CHF 100 milhões (US$ 108 milhões de dólares) e aumentar a sua própria capacidade para mais de 80 milhões de quilowatts-hora dentro de 10 anos, como parte de seus planos de desenvolvimento de energia renovável.

As primeiras três ilhas solares estão previstas para serem concluídas até agosto de 2013. A partir daí serão feitos testes e analises para verificar a operosidade e viabilidade do sistema.

Energia Solar Aquática – Projetos Existentes

 Existem hoje alguns projetos em operação na California, Israel e UAE.  Na California a vinícola de Far Niente opera uma instalação solar de US $4,2 milhões, consistindo em 994 painéis fotovoltaicos, flutuando em um reservatório de irrigação, com mais 1302 painéis em terrenos adjacentes.

O sistema está operando com sucesso por mais de três anos. Os paíneis têm produzido 95% da energia que é usada na propriedade vinícola, compensando todos os custos de energia da propriedade com a retrovenda para rede de distribuição. Sem os painéis flutuantes, um acre de vinhedos de alta qualidade e rentabilidade teriade  ser removido para abrir caminho para os painéis, Isto que significaria a perda de cerca de US $150,000 dólares de receitas por ano.

Além disto, é esperado que os painéis flutuantes reduzam a evaporação do reservatório deixando mais água para ser usada nos sistemas de irrigações existentes.

Embora como toda inovação existam prós-e-contras, Energia Solar Aquática é uma inovação que merece nossa atenção. Já pensou, além de aquicultura em tanques-rede e hidro-energia, o que poderia ser desenvolvido nos grandes reservatórios de hidrelétricas em forma de Megawatts usando o mesmo corpo dágua de maneira integrada e sustentável.

Energia Solar Aquática – Veja o Vídeo do FSI Conceito

Comments are closed.