Biocombustíveis – Café é consumido em grande quantidade em todo mundo. Isto cria uma quantidade muito grande de resíduos que na sua grande maioria é lançado no lixo. O que podemos fazer com tudo isto?
Bem, todos nós que trabalhamos com sistemas de bioconversão e regeneração (como os AquaBioPonics-AquaFuelsPonics) sabemos que existe energia armazenada nestes supostos lixos que podem ser convertidos em biocombustíveis.
No caso do pó do café não é diferente. Isto é, será que o hábito ou vício de tomar café pode nos ajudar na luta pelo fim da nossa atual dependência do petróleo?
Biocombustíveis à base de cafeína podem ser uma fonte de energia em nosso dias. A tecnologia de transformação de lixo em gás, originalmente desenvolvido pela NASA para alimentar bases lunares, está sendo adaptado para transformar enormes quantidades de resíduos de café (papel, sacos de estopa, plásticos e biomassa) em energia limpa.
Empresas fornecedoras para as corporações multinacionais como Starbucks e McDonald, estão dando os primeiros passos para demonstrar que o conceito trabalha com seus próprios resíduos.
Biocombustíveis – “Syngas”, um Primo Molecular do Gás Natural
Como temos mostrado aqui o “Syngas”, um primo molecular do gás natural que pode ser queimado para produzir eletricidade, gerar calor ou usado para mover veículos, é criado pela plasmalysis ou quebra da biomassa bruta em combustíveis úteis.
O conceito básico de produção do grão torrado do café, conhecido como “torrefação”, não é assim tão diferente daquele que transforma qualquer “volumoso material saturado com água” ou biomassa em combustível útil e limpo. Somente as temperaturas finais são diferentes..
Na realidade, em plasmalysis fazemos algo um pouco semelhante ao processa de torra dos grãos de café. A biomassa seja qual for é aquecido a temperaturas acima de 500 graus Celsius em uma câmara sem ar. A secagem do pó rico em energia pode ser feita a partir de materiais vegetais como restos de serrarias, florestas, gramíneas perenes e outros lixos e resíduos como o pó de café.
Se prepare que você pode um dia conduzir um carro alimentado por café. Em outras palavras, restos de café podem impulsionar seu carro no seu caminho para o trabalho nas manhãs. Deste modo não será somente você que vai ser turbinado por cafeína.
Artigos Relacionados:
- BioPlásticos: Syngas como Matéria-Prima na Produção Sustentável de BioNylon
- Básicos de Gaseificação
- Bio-Refinarias à Base de Biomassa e Óleo de Algas
- Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos
- Etanol e BioPetrol a Partir de Cianobactérias ou Algas Verdes-Azuis. O Futuro dos Biocombustíveis?
- Plasma Gaseificação Tecnologia: Transformando Lixo em Green-Bio-Combustíveis – Parte I
- Plasma – O Quarto Estado da Matéria – Parte II
- O que é Plasma Gaseificação Tecnologia? Parte III
- Nosso Lixo de Cada Dia: Uma dos Maiores Desafios que Enfrentamos no Presente Século
- Genetic Engineering: Enhancing Biofuel Production