Básicos de Gaseificação

Plasma Gaseificador (clique para ampliar)

Gaseificação é um processo tecnológico que utiliza calor, pressão e vapor para converter todo e qualquer carbonaceous  (carbon-based) matérias-primas em gás de síntese. Syngas, abreaviado, é assim chamado por causa de sua história como um intermediário na produção de gás natural sintético.

É constituído principalmente por gás incolor, inodoro monóxido de carbono (CO), gases altamente inflamáveis e hidrogênio (H2). Gás de síntese tem uma variedade de usos.

Por exemplo, gás de síntese pode ser usado para gerar eletricidade, refinado em hidrogênio puro, ou transformados em combustíveis líquidos para o transporte. Sistemas de gaseificação são também cada vez usados para transformar matérias-primas como o carvão em produtos químicos úteis como a amônia.

Gaseificação é uma alternativa a mais formas estabelecidas de conversão de matérias-primas como o carvão mineral, biomassa, e resíduos industriais em produtos úteis, como a electricidade ou combustíveis. As vantagens de gaseificação em aplicações e condições específicas, especialmente na geração de eletricidade a partir do lixo, biomassa e carvão, podem torná-lo cada vez mais uma parte importante da energia mundial e dos mercados industriais.

Como acontece com qualquer tecnologia, a penetração generalizada no mercado de gaseificação depende das condições econômicas e infra-estruturas que permitam ser competitiva com outras alternativas. De gaseificação, o maior mercado potencial é a produção de electricidade a partir do carvão, lixo e biomassa, onde plantas de ciclo combinado integrados de gaseificação estão sendo propostos com freqüência crescente. O gráfico abaixo é uma simples representação de um processo de gaseificação de carvão.

Gaseificação x Combustão

Gaseificação difere de esquemas mais tradicionais de geração de energia em que não é um processo de combustão, mas sim um processo de conversão. Ao invés de um combustível ser queimado para gerar calor utilizável ou expansão, a matéria prima é combinada com vapor e oxigênio em um camara gaseificadora e aquecidos sob pressão. A atmosfera no interior da câmera é restrita de oxigênio para evitar ou limitar a combustão. O resultado é a oxidação parcial da a metéria prima para produzir Syngas.
    

Insumos e Produtos

Uma vantagem da gaseificação é a sua aplicabilidade a uma variedade de matérias-primas. Praticamente qualquer substância carbonácea pode ser gaseificado: combustíveis fósseis, como carvão, petróleo ou gás natural, biomassa (que é qualquer tipo de resíduos florestais – restos de madeiras, agrícolas, – como palha de cana-de-açucar, algas, pinhão-manso ou de várias outras culturas; resíduos aquícolas), asfalto, ou mesmo de resíduos de esgotos, lixos municipais, plásticos e resíduos sólidos urbanos .

Gaseificação pode ser usada para produzir uma variedade de produtos, incluindo a electricidade, o gás natural, combustíveis líquidos (tais como gasolina, diesel e querosene de aviação), hidrogênio e vários produtos químicos.

Voltaremos em outros posts a continuar falando sobre Syngas.

Mais informações sober Syngas:

  • Plasma Gaseificação Tecnologia: Transformando Lixo em Green-Bio-Combustíveis – Parte I
  • Plasma – O Quarto Estado da Matéria – Parte II
  • O que é Plasma Gaseificação Tecnologia? Parte III
  • Nosso Lixo de Cada Dia: Uma dos Maiores Desafios que Enfrentamos no Presente Século

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *