Pangasius

Pangasius: O Que Tem o Panga de Tão Especial?

Pangasius – O que era uma indústria pequena, inexpresiva e sem nenhuma ou zero presença internacional, a aquicultura do Panga no Vietnã é hoje uma $Bilionária Atividade e o Nono Peixe Mais Consumido nos EUA.

Enquanto isto o Brasil com o maior potencial aquícola do Mundo vive Importando US $Bilhões anualmente em Pescados inclusive o Panga do longínquo Vietnã. Como Explicar Tamanha e Gritante Disparidade?

Pangasius - Postas e Filés de Panga

Pangasius – Postas e Filés de Panga

As exportações do Pangasius atingiram US $ 1,6 bilhões dólares em 2011, um aumento astronômico quando comparado com quase inexistência em 1990, tão somente 22 anos passados, quando a aquicultura do Pangasius era uma indústria pequena, inexpressiva e sem nenhuma ou zero presença internacional.

Enquanto isto o Brasil com todo este potencial hídrico (bacias Amazônica, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Platina), 10 milhões de hectares de lâmina d’água em reservatórios, tecnologia própria, cientistas de renome mundial em aquicultura e modelos de sucesso tem tudo para ser um top produtor mundial aquícola a curto prazo importou em 2011 US $1,2 Bilhões de dólares de pescados.

Somente de Janeiro a Junho de 2012 o Brasil já importou mais de US $ 620 milhões de dólares de pescado. É mesmo inconcebível a falta de estímulos e prioridade ao setor pesqueiro e aquícola nacional. Discursos são feitos, promessas são re-afirmadas e tudo contínua o mesmo na prática.

Somente em termos de comparação o pequeno Vietnã já importou este ano perto de US $Bilhão dólares somente em Pangasius, sendo que, pasmem todos,  mais de US $130 milhões de dólares para o Brasil e México.

Que interesses ou falta de vontade de crescer, estão sustentando o Brasil de desenvolver seu potencial aquícola transformando este imenso potencial socialeconômico em uma locomotiva propulsora de crescimento com sustentabilidade e geradora de riquezas, empregos e prosperidade para milhões no nosso país?

Pangasius – O Que é Mesmo este Peixe-Bagre?

Pangasius (Pangasius hypophthalmus) é um peixe-bagre omnivorous migratório habitando grandes rios de água doce da Ásia e muito mais facil de cultivar do que a Tilápia. O Panga é  nativo das águas que fluem no poderoso Rio Mekong no sudeste asiático.

O rio Mekong é um dos 12 maiores rios do mundo. Ele corre desde os picos nevados do Tibet passando  através de Myanmar  (Burma), Laos, Tailândia, Camboja e, finalmente, no Delta do Mekong, no Sul do Vietnã. Sua bacia cobre uma área de 800.000 quilômetros quadrados.

Pangasius Sendo Transportando em Fazendas no Delta do Mekong

Pangasius Sendo Transportado em Fazendas no Delta do Mekong

Pangasius hypopthalamus é um Siluriformes que pertence à família Pangasidae com mais de 20 espécies diferentes e é popularmente chamado de “tubarão-bagre” por causa de suas acentuadas nadadeiras dorsais. Dois membros desta família podem ser cultivados, o Pangasius hypophthalmus (vietnamita: Tra) e o P. bocourti  (vietnamita: Basa).

Noventa e oito por cento dos Pangasius nos quase 150 países consumidores são Pangasius hypophthalmus. Os principais mercados são Europa Ocidental, Rússia, Austrália, Egito, Estados Unidos e China. Atualmente a indústria do Pangasius movimenta U$ bilhões de dólares gerando milhares de empregos.

Na verdade, a Rússia se tornou um grande mercado para Pangasius, e até mesmo o mercado japonês, que normalmente não gosta de peixe de água doce (com excepção da enguia) e do francês, (que nunca inclui catfish na sua delicada cuisine) estão começando a consumir esta espécie cultivada nas fazendas do Mekong.

É fácil de usar, ligth para comer e se adapta a todos os gostos e cozinhas, provavelmente até mais do que o salmão e Tilápia. O pangasius como a Tilápia inovou o mundo de peixe de aquicultura em geral, e estimo que seja tão bem sucedido como o salmão e a tilápia.

Pagansius produz um filé de excelente qualidade, superior sabor e alto rendimento e muito mais fácil de cultivar do que a Tilápia.  É um excelente substituto para peixes de carne branca como o Salmão e Bacalhau e opção excelente para desenvolvimento de produtos de valores agregados.  O óleo feito das partes não comestíveis pode ser transformado em biodiesel de ótima qualidade.

Só em 2011, a quantidade produzida nas fazendas de peixes do Delta do Mekong passou de 1,4 milhão de toneladas e espera-se que devera duplicar esta produção por 2014. O peixe já é distribuído em 150 mercados em todo o mundo e é uma das espécies de peixes brancos de grande sucesso e é, provavelmente, só comparável as capturas marinhas de bacalhau e Alasca Pollack.

Consequentemente, Pangasius sp está entusiasmando aquaculturisticos de todo mundo, devido a sua facilidade de cultivo (muito mais fácil do que a Tilápia) associada a dual capacidade de respiração, crescimento super rápido (cresce de alevino de 20 gramas até um quilo em seis meses de engorda), com uma taxa de conversão alimentar (CA) média de 1,5.  O que significa que você produz um quilo de carne de peixe com 1,5 quilos de ração de baixo conteúdo proteíco.

Analizando a atual produção do Pangasius sp, vemos claramente que o Brasil tem tudo para ser um potencia mundial em aquicultura em curto prazo.  O Pangasius está mostrando isto.  Contudo, a nação líder Latino-Americana continua com uma aquicultura inexpressiva comparada com seu imenso potencial aquícola.

Semelhantemente ao que acontece no Rio Mekong, o médio São Francisco podia gerar U$bilhões e milhares de empregos através da aquicultura. Veja o post: Aquicultura Mundial em Plena Expansão e Projeto das Associações de Piscicultores do Padre Antonio e Ivone Trazendo Dignidade e Renda de 2-4 Salários Mensais.

17 comments to Pangasius: O Que Tem o Panga de Tão Especial?

  • LUIZ

    TRABALHO COM PESCADOS E GOSTARIA DE SABER O MODO MAIS FACIL DE ADQUIRIR O FILE DE PANGA DIRETAMENTE DO IMPORTADOR NO BRASIL. JA TRABALHO COM O FILE DE PANGA, POREM O PRECO QUE CHEGA ATE NOS PELOS ATRAVESSADORES, MUITAS VEZES NAO COMPENSA A COMERCIALIZACAO DO PRODUTO, POIS O LUCRO MUITAS VEZES NAO E O SUFUCIENTE PARA SANAR AS DESPESAS.

  • Tâmisa

    La alimentación de los pangas está completamente fuera de toda reglamentación judicial. El panga crece 4 veces más rápido que en la naturaleza natural. Además los pangas son inyectados con (PEE), algunos cientificos descubrieron que si se inyectase a las hembras panga con las hormonas femeninas derivados del deshidratado de orina de mujeres embarazadas, la hembra panga produciría sus huevas muy rápidamente y en gran cantidad, lo que no ocurriría en ambiente natural (una panga pasa así a producir 500.000 huevas de una vez).

    Básicamente son peces con hormonas inyectables, (producidas por una empresa farmacéutica china) para acelerar el proceso de crecimiento y reproducción. Al comprar pangas, estamos colaborando con empresas
    gigantes sin escrúpulos y especuladoras, que no se preocupan de la salud y el bienestar de los seres humanos.

    Este comercio está siendo aceptado por grandes superficies que venden al público en general, sabiendo que están vendiendo productos contaminados.

    *********************************************************************************************
    Nota do Equipe Editora do MyBeloJardim:

    Esta é a opinião da Tâmisa. Alguem tem opiniao diferente ou similar? Mande seus comentários.

    Equipe MyBeloJardim

  • SALVADOR

    HÁ PESSOAS NO BRASIL QUESTIONANDO SOBRE AS CONSDIÇÕES DE HIGIENE QUE ESSES PEIXES SÃO CRIADOS
    DIZEM QUE O RIO ONDE ELES SÃO, É PIOR QUE O NOSSO RIO TIETE.

  • beto waltz

    Quais as propriedas nutricionais desse peixe?

  • Pedro

    quero comprar alevinio do peixe pangasius para cultivar no brasil

    *******************************************************************
    O cultivo do Panga no Brasil é ilegal.

  • Genival

    Eu li uma reportagem que o pangasiu é um peixecontaminado é verdade alguem sabe informar sobre isso

    *************************************
    Pesquise no nosso site.

  • pamela

    OLÁ, PANGASIUS REALMENTE É UM PEIXE MUITO SABOROSO.DESCOBRI PANGASIUS COM UMA AMIGA.
    GOSTARIA DE SABER SE É UM PEIXE DE COURO OU ESCAMAS.OBRIGADA

    ***************************
    Couro

  • Valter

    Gostaria de saber se existe alguma previsão de importação de alevinos do pangasius, tenho alguns açudes em fazendas aqui no nordeste e estou querendo investir neste peixe.

    ************************************
    O cultivo de Pangasius é ilegal no Brasil.

    Admin MyBJ

  • nicolau

    Ouvi dizer que este peixe também é criado em consórcio com a cultivo de arroz. Procede.

  • MARCIA FERNANDES

    NÃO CONHECIA ESTE PEIXE ATÉ POUCO TEMPO, DELICIOSO, SEM ESPINHAS E PODE SER PREPARADO DE VARIAS MANEIRAS, TOMARA POSSA SER PRODUZIDO NO BRASIL.

  • Jorge Levindo

    Como está a pesquisa do Panga no Brasil?
    Já existem alevinos disponíveis?

  • É muito saboroso. Comprei e comi hoje no almoço. Sou conhecido pelos parentes e amigos como Ronron. Não tem espinhas e é barato…

  • Filé de Pangasius com Purê — Ninha Cozinha

    […] É um excelente substituto para peixes de carne branca como o Salmão e Bacalhau” (In: https://mybelojardim.com/o-que-tem-o-pangasius-de-tao-especial/ […]
    Receitas de Pangasius: http://www.ninhacozinha.com/receitas/file-de-pangasius-com-pure/

  • Antonio Rodrigues

    Olá vocês so MyBJ saberiam informar se o Pangasius já esta sendo produzido em teritório brasileiro e se já existe produção de alevinos ?

    *********************************************
    Prezado Antonio

    A aquicultura do Pangasius ainda nao eh permitida legalmente no Brasil. Brevemente vamos escrever sobre se devemos ou nao introduzir controladamente do Panga na America Latina. Aguarde.

    Admim MyBJ

  • ÉVERTON CANTO

    SOU CHEF DE COZINHA E TENHO USADO O PANGASIUS NA MAIORIA DAS RECEITAS COM PEIXE,E ESTA ESPÉCIE TEM SIDO MUITO ELOGIADA,EMBORA A MAIORIA DOS COMENSAIS NÃO CONHECEREM O PANGASIUS ATÉ ENTÃO.

    *************************************************************
    Prezado Everton

    Muito obrigado por visitar nosso MyBJ. Muito boa sua informação do nivel de aceitação do Pangasius junto aos comensais (Clientes). Isto prova que este peixe está chegando para ficar mesmo. Se quizer enviar algumas fotos dos seus pratos com o Pangasius, teríamos todo prazer em publicar aqui.

    Admin MyBJ

  • Renata

    Olha o que eu achei sobre o peixe Pangasius ou simplemente Panga!
    bj

  • Orlando

    I liked … interesting