Prótese para Amputados: Perna ‘Biônica’ Permite Andar Naturalmente

Prótese para Amputados – Uma nova prótese para membros inferiores amputados permite que pessoas que sofreram este desafio possam andar sem a movimentação característica convencional de perna arrastando-se comuns em pernas artificiais, foi desenvolvida por cientistas na Universidade de Vanderbilt.

Prótese para Amputados - Professor Michael Goldfarb, à direita, com amputado Craig Hutto
Prótese para Amputados - Professor Michael Goldfarb, à direita, com amputado Craig Hutto

Na realidade os cientistas estão usando os componentes do seu smartphone para criar membros biônicos. A prótese para amputados é capaz de antecipar os movimentos da pessoa a usá-lo, resultando em uma marcha mais natural em vez do arrastando vivida pela maioria dos usuários.

O efeito é obtido, carregando a prótese para amputados com baterias, processamento móvel poderoso, e um conjunto de sensores de movimento – muitos dos mesmo componentes centrais que estão atoladas dentro de do seu precioso e brilhante smartphone.

E verifica-se que os avanços alcançados na tecnologia smartphone, usados inteligentemente, pode mudar o mundo para as pessoas que são amputados também.

Esta prótese para amputados chamada de Perna Vanderbilt é declaradamente a primeira perna artificial robótica que tem movimentos coordenados entre o joelho e tornozelo.

O dispositivo usa os mais recentes avanços em computador, sensores, motor elétrico, bateria e tecnologia para dar-lhe capacidades biônicas. É a primeira prótese para amputados com o joelho ligado e tornozelo que operam em uníssono.

A prótese para amputados vem equipada com sensores que monitoram o movimento do seu usuário. Tem microprocessadores programados para usar esses dados para prever o que a pessoa está tentando fazer e operar o dispositivo de modo a facilitar esses movimentos.

Prótese para Amputados – Consome  30-40 por Cento a Menos Energia

“Quando se está trabalhando, é totalmente diferente da minha prótese atual”, disse Craig Hutto, um surfista com perna amputada de 23 anos de idade (uma vítima de ataque de tubarão), que vem testando a perna durante vários anos.”Uma perna passiva é sempre um passo atrás de mim. A perna Vanderbilt está atrás apenas de uma fração de segundo. “

A prótese para amputado é projetada para a vida diária. Torna-se substancialmente mais fácil para um amputado andar, sentar, levantar, e o subir e descer escadas e rampas.

Estudos têm demonstrado que os usuários equipados com o dispositivo, caminham naturalmente 25 por cento mais rápido em superfícies de nível do que quando usam próteses passivas de membros inferiores.

Isso é porque a prótese para amputados desenvolvida nesta perna biônica consome  30-40 por cento a menos da própria energia dos usuários para funcionar.

Recentes avanços tecnológicos permitiram aos engenheiros produzirem um dispositivo que pesa cerca de 4,1 kg (menos de a maioria das pernas humanas) e pode operar por três dias de atividade normal, ou 13 a 14 km de caminhada contínua, com uma única carga.

Os engenheiros também têm reduzido drasticamente a quantidade de ruído que o último modelo faz, embora seja um pouco mais alto do que gostariam.

Prótese para Amputados – Rotina de Anti-Tropeçar

Um dos mais recentes recursos que os engenheiros têm adicionado nesta prótese para amputados é uma rotina de anti-tropeçar. Se a perna biônica sente que o seu usuário está começando a tropeçar, ela levanta a perna para evitar qualquer obstrução e coloca o pé no chão.

A universidade já repassou a tecnologia à uma empresa fabricante de dispositivos protéticos de membros inferiores e deve estar no mercado brevemente.

Esperamos que as pessoas amputadas possam ter acesso a esta importante tecnologia de ponta e que muitos que hoje vivem limitados por este dilema possam usufruir uma vida normal que tanto merecem.

Vídeo com o Amputado Craig Hutto

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *