APPC no seu Dia-a-Dia

Primeira Turma de Engenharia do Brasil (UFRPE) Comemora 35 anos de Colação de Grau

A primeira e aguerrida turma de Engenheiros de Pesca do Brasil da Universidade Federal Rural de Pernambuco, composta de 28 concluintes, comemorou recentemente 35 anos de graduação.

Esta turma pioneira colou grau em 14 de dezembro de 1974. Todos que participaram desta jornada podem afirmar que foi um começo cheio de desafios e obstáculos imensos, mas valeu à pena. Hoje, Engenharia de Pesca é uma profissão consolidada e de importância fundamental para o desenvolvimento dos setores aquícola e pesqueiro da nação Brasileira e de outros países.

Parte da primeira e aguerrida turma de Engenheiros de Pesca do Brasil da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graças à tenacidade e visão destes primeiros 28 concluintes e dos que vieram em seguida, a profissão e carreira de Engenharia de Pesca se firmou no cenário Nacional e mesmo Internacional.

Desta turma e das seguintes saíram profissionais que hoje engrandecem o nome desta profissão em todos os estados do Brasil e várias partes do mundo.  São visionários, inovadores, professores, cientistas e pesquisadores de renome mundial, consultores de organizações globais, líderes empresariais e inventor-descobridores de sistemas sustentáveis implantados em vários países de quase todos os continentes.

Com este post queremos iniciar uma série de artigos divulgando os trabalhos destes profissionais. Sem querer discriminar, mas iniciar uma longa lista onde destacaremos inicialmente cinco engenheiros de pesca dos muitos que deram suas imensas contribuições à consolidação da profissão no Brasil.

Queremos citar os nomes de Elias Alves Cordeiros, Odilon Juvino de Araujo,  Itamar Paiva Rocha, Elizeu Augusto de Brito e o maior de todos, Raimundo Evangelista Neto. Além destes, existem centenas, tanto da UFRPE, UFCE e de outras Universidades que mostraremos no futuro.

O Eng. de Pesca Elias Cordeiro é um dos pais da Tilapicultura Industrial no Brasil. Quem pode falar em cultivo de tilápia em larga escala  no Brasil sem deixar de citar e reconhecer o trabalho brilhante do Eng. Elias  na implantação do Pólo de Aquicultura de Paulo Afonso. Petrolândia, Jatobá, Itaparica e Itacuruba . Eng. Elias é atualmente uns dos diretores Brasileiros da Multinacional Pescanova.

O Eng. de Pesca, Odilon Araujo  é uma inteligência privilegiada desbravador da aquicultura comercial brasileira. Sua atuação e ação principalmente no Nordeste do Brasil e especificamente no Vale do Rio São Francisco são imensas. É praticamente impossível visitar qualquer instalação ou empreendimento piscícola no Vale do velho Chico que não tenha direta ou indiretamente a mão, idéia ou a contribuição do Eng. Odilon.  Aprendemos muito com estes dois pioneiros.

Na área empresarial, o líder e autoridade em carcinocultura brasileira além de empresário vitorioso, Itamar de Paiva Rocha é um símbolo de persistência e tenacidade. Hoje se existe indústria do cultivo de camarão no Brasil deve muito a pujança e visão deste destemido visionário Engenheiro de Pesca que tanto fez e faz pela carcinocultura nacional.

Elizeu Augusto de Brito, líder e batalhador da profissão e atual presidente da Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil, representa aqueles que por um ideal e visão dão tudo de si sem medir sacrifícios ou se intimidar diante de desafios e barreiras intransponíveis. Eng. de Pesca, Elizeu, um líder com visão sempre adiante do nosso tempo.

Contudo, queremos prestar nossa homenagem especial a um líder nato e símbolo da profissão que colocamos na pódio de medalha de ouro como o maior e mais importante Engenheiro de Pesca do Brasil sobre o ponto de vista de luta profissional: O incansável, destemido e batalhador Raimundo Evangelista Neto.

O Evangelista, como o chamavámos já não está entre nós, mas sua vida e dedicação à profissão nunca pode ser esquecida. Amigo Evangelista, em que quadrante celestial que estiver agora, saiba que seu nome estará sempre presente nas nossas memórias, vidas e recordações.

Bem, todos nós da equipe do MyBeloJardim em nome do nosso mentor maior e criador, Prof. Aecio D’Silva (um dos concluintes desta primeira turma) queremos dar nossos sinceros parabéns aos Engenheiros de Pesca do Brasil pelos 35 anos de realizações e conquistas. Continuem lutando, sendo e fazendo a diferença nos setores aquícolas e pesqueiros do gigante da América Latina.

Clique aqui para ver as fotos do jantar da comemoração dos 35 anos da Colação de grau da Primeira turma dos Engenheiros de Pesca do Brasil.

4 comments to Primeira Turma de Engenharia do Brasil (UFRPE) Comemora 35 anos de Colação de Grau

  • Edmilson

    Obrigado pela persistência.
    Aplausos a todos os senhores!

    Edmilson
    Eng de pesca formado na UFRPE em 2010.

  • Wallace Santana

    sem palavras para desifrar o que estou sentindo ao ver essa foto, fico muito feliz por vcs todos, um forte abraço e que Deus abençoe todos vcs.

  • Marcia

    Parabéns a todos pelo sucesso! Que maravilha! são momentos como este que nos fazem e nos tornam tão felizes!

  • Marcia

    Que coisa maravilhosa! São estas recordações que nos trazem muitas felicidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!