Algas: Uma das Mais Promissoras Matéria-Prima para Produção de BioCombustívies Aquícolas

Algas: Recentes dados divulgados nos Estados Unidos estimaram que o potencial futuro do mercado de biocombustíveis aquícolas baseados em algas é estimado atualmente em US $1,9 trilhões de dólares.

Empresas Estão Investindo Fundo em Algas para Biocombustiveis Aquicolas

Algas são consideradas uma das mais promissoras fontes de energia renovável em todo mundo. Atualmente, empresas em muitos países estão investindo imensas somas de recursos na pesquisa do melhoramento genético, produção em grande escala e industrialização de algas.

Somente a Exxon Mobil está investindo com o grupo de Craig Venter da Synthetic Genética, US $600 milhões de dólares em pesquisas práticas aplicados em algas para biocombustívies. Muitas Universidades americanas estão recebendo pesados investimentos federais para desenvolver energia renovável baseada em várias espécies de algas.

Possível Modelo para Produção Massal de Algas
Possível Modelo para Produção Massal de Algas

Em outras palavras, o mundo desenvolvido está acreditando fundo no potencial de algas de ser e fazer a diferença no futuro dos biocombustívies. Como temos enfatizado aqui no MyBelojardim e no site international AlgaeforBiofuels.com, nossa equipe confia plenamente que algas irão desempenhar um papel vital para complementar e até substituir a era do petróleo.

Afinal, o óleo fóssil é nada menos do que as algas que foram submetidos a um longo período de transformação química submetido à elevadas temperaturas e pressões. As algas são a matéria-prima usada pela natureza para produzir o óleo bruto fóssil. Consequentemente, não existe melhor produto que o verde das nossas águas para produzir biocombustíveis Aquícolas.

Qual o Caminho mais Curto e Rápido para Obter o Óleo Bruto a Partir de Algas?

Contudo uma das questões que está sendo pesquisada intensamente é a maneira mais rápida para chegar à produção massal controlada e o caminho mais curto para obter o óleo bruto. A equipe de pesquisa financiada pela Exxon Mobil está desenvolvendo avançadas pesquisas genéticas visando conseguir o que muitos consideram ficção científica, mas temos tecnologia para obter tal objetivo.

Eles estão tentando ir do dióxido de carbono, luz solar e algas até hidrocarbonos que irão direto para as atuais refinarias. Isto é,  engenheirar geneticamente o DNA de certas espécies de algas para que elas produzam our expelem (“Live-Extraction”) diretamente  óleo bruto sem precisar nenhum processo químico ou mecânico de filtração-extração.

Produção Direta de Óleo Bruto de Algas
Produção Direta de Óleo Bruto de Algas

A idéia é ter um óleo bruto a partir de algas que vá direto para as atuais refinarias de petróleo sem necessidade de nenhuma modificação do que existe hoje. Imaginem as possibilidades futuras com esta tecnologia de ponta, começando com Pólos Algal-Químicos similares aos Petroquímicos atuais.

Embora isto esteja ainda de 5 a  10 anos para se tornar realidade, é uma possibilidade possível de ser atingida. Esforços estão sendo desenvolvidos intensamente para que esta tecnologia seja dominada. Uma vez isto seja colocado em prática, as possibilidades de produção de biocombustíveis aquïcolas são praticamente inlimitáveis.

Horizontes e potencialidades estão abertos no campo da engenharia genética que certamente transformarão o mundo como conhecemos hoje na área de biocombustívies. A questão que faço é o que os países em desenvolvimento, como o Brasil,  deviam estar fazendo para acompanhar e competir com estas ações do mundo desenvolvido.

Por quê a Petrobrás, Pemex e outras empresas estatais e privadas de países em desenvolvimento,  não dedicam recursos, como está fazendo a Exxon Mobil, para pesquisar algas para Biocombustíveis aquícolas?  Com a palavra nossos líderes em energia renovável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *