Pangasius: Importações dos EUA Atingem Novo Recorde

Pangasius: Importações dos EUA Passam dos 7,3 milhões de Quilos em Maio deste Ano

Pangasius – Os EUA importaram quantidades recordes de pangasius em maio de 2011. O aumento das importações neste ano coincidiu com uma grande caída na produção de catfish americano no delta do Mississípi.

Pangasius - Estocagem Inicial e Produtividade em Tanques Rede - Viveiros e Cercados-Viveiro
Pangasius - Estocagem Inicial e Produtividade em Tanques Rede - Viveiros e Cercados-Viveiro

Importações de Pangasius  passaram dos  7,3 milhões de quilos, um aumento de 23%sobre o mês anterior e 75% maior do que no mesmo período do ano passado. É o maior aumento mensal já registrado de acordo com dados do US Census.

Considerando os valores acumulados até maio de 2011, as  importações de Pangasius são 53% maiores do que no 5 meses do ano passado.

O aumento das importações de pangasius para os EUA coincidiu com uma queda na produção de catfish interno devido ao cíclo-tempo de dois anos que leva o bagre americano desde alevinos até adultos.

Em comparação, ao Pangasius que leva tão somente 6-8 meses de alevinos até estar pronto para ser capturado e processado.

Por outro lado, custos elevados de combustíveis e ração associados  aos preços baixos no ano passado e no ano anterior forçaram muitos produtores de catfish  mudar para produção de grãos.

De acordo com o USDA, até este mês, as colheitas do catfish americano tiveram uma queda de quase 33 por cento quando comparadas ao ano anterior.

Apesar da queda de produção no delta do Mississípi, o estado do Alabama – o segundo maior produtor de catfish em os EUA – registrou níveis de produção próximos aos dos anos anteriores. A produção média do Alabama é de aproximadamente 100 mil toneladas de catfish por ano.

Os produtores americanos estão esperançosos que os preços do bagre local possam melhorar nos próximos dois ou três anos possibilitando a recuperação da indústria de catfish doméstico.

Eles estão confiantes que a demanda vai nivelar porque muitos consumidores na América continuam preferindo o produto local.

Contudo a cooncorrencia do Pangasius associada a crise economica mundial podem nao ajudar muito este recuperacao.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *