Pangasius: Importações dos EUA Passam dos 7,3 milhões de Quilos em Maio deste Ano
Pangasius – Os EUA importaram quantidades recordes de pangasius em maio de 2011. O aumento das importações neste ano coincidiu com uma grande caída na produção de catfish americano no delta do Mississípi.
Importações de Pangasius passaram dos 7,3 milhões de quilos, um aumento de 23%sobre o mês anterior e 75% maior do que no mesmo período do ano passado. É o maior aumento mensal já registrado de acordo com dados do US Census.
Considerando os valores acumulados até maio de 2011, as importações de Pangasius são 53% maiores do que no 5 meses do ano passado.
O aumento das importações de pangasius para os EUA coincidiu com uma queda na produção de catfish interno devido ao cíclo-tempo de dois anos que leva o bagre americano desde alevinos até adultos.
Em comparação, ao Pangasius que leva tão somente 6-8 meses de alevinos até estar pronto para ser capturado e processado.
Por outro lado, custos elevados de combustíveis e ração associados aos preços baixos no ano passado e no ano anterior forçaram muitos produtores de catfish mudar para produção de grãos.
De acordo com o USDA, até este mês, as colheitas do catfish americano tiveram uma queda de quase 33 por cento quando comparadas ao ano anterior.
Apesar da queda de produção no delta do Mississípi, o estado do Alabama – o segundo maior produtor de catfish em os EUA – registrou níveis de produção próximos aos dos anos anteriores. A produção média do Alabama é de aproximadamente 100 mil toneladas de catfish por ano.
Os produtores americanos estão esperançosos que os preços do bagre local possam melhorar nos próximos dois ou três anos possibilitando a recuperação da indústria de catfish doméstico.
Eles estão confiantes que a demanda vai nivelar porque muitos consumidores na América continuam preferindo o produto local.
Contudo a cooncorrencia do Pangasius associada a crise economica mundial podem nao ajudar muito este recuperacao.