Células-Tronco: Equipe Japonesa Produz Esperma a Partir de Células-Mãe de Ratos

Células-Tronco – Uma equipe de cientistas japoneses produziram espermatozoides viáveis a partir de células-tronco de camundongos. O experimento pode ser um avanço no tratamento de pessoas inférteis.

Biotecnologia Genética - Ratos Nascidos como Resultado do Uso de Espermas Produzidos a Partir de Células-Tronco
Biotecnologia Genética – Ratos Nascidos como Resultado do Uso de Espermas Produzidos a Partir de Células-Tronco

Os pesquisadores da Universidade de Kyoto dizem que conseguiram induzir células-tronco precursoras de camundongos  na criação de espermatozoides que foram transplantadas em camundongos machos inférteis.

Os ratos, produziram espermas que foram usados com sucesso para fertilizar ovos.

Um artigo publicado na semana passada na revista acadêmica Cell adiantou que os filhos resultados do uso de biotecnologia genéticado nestes espermatozoides são saudáveis e férteis.

O líder da equipe disse que os cientistas acreditam que seu sucesso pode ajudar a desenvolver tratamentos de infertilidade  nos seres humanos.

“As células-tronco, células-mãe ou células-estaminais são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.

As células-tronco têm a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos,músculos e sangue.

Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.”

Deste modo, este avanço com células-tronco para produção de espermatozoides viáveis representa um passo importante no uso de biotecnologia genética no tratamento da infertilidade que ataca tantas pessoas neste planeta.

Especialistas reforçam que este é um primeiro passo para o tratamento da infertilidade usando células-tronco, embora aplicações específicas ainda estejam para o futuro.

Ref: cell.com/abstract/S0092-8674(11)00771-9

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *