Nutracêuticos – Coloboração: Dr. John Kyndt – Head do Programa de Energia Renovável do Advanced Energy Independence Lab – Moura Tecnologies e Dr. Aecio D’Silva.
Como dissemos em posts anteriores e em nosso recente e-book (Algae Color The Future Green, 2012) Nutracêuticos estão em plena ascensão e lideram um mercado de centenas de bilhões de dólares.
Na realidade, produtos classificados como Nutracêuticos passaram de um obscuro segmento para serem um gigante mercado mundial que deve crescer e crescer e movimentar mais de US $ 240 bilhões anualmente até 2015.
O termo nutracêutico é a contração das palavras “nutrição” e “farmacêutico”, e refere-se a um produto alimentício ou alimento que fornece benefícios à saúde e/ou tem propriedades médicinais. Esses benefícios podem ser tanto preventivos ou real cura de uma condição ou doença.
Os exemplos mais conhecidos são suplementos dietéticos ou ervas, no entanto, mais recentemente, nutracêuticos estão surgindo nas áreas de alimentos geneticamente modificados e alimentos processados, como cereais, sopas e bebidas.
Já existe uma indústria substancial desenvolvendo ômega-3 ácidos graxos polinsaturados (AGPI) e carotenoides. Os cientistas sabem há anos que estes ácidos graxos saudáveis, insaturados de cadeia longa são essenciais para o crescimento normal e metabolismo em seres humanos.
Eles têm efeitos sobre a saúde e prevenção de doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer, redução da depressão e inibição de câncer. No nosso site você pode encontrar vários artigos sobre ômega-3, óleo de peixe e outros.
Nutracêuticos – Classificação
Nutracêuticos são geralmente classificados em quatro categorias principais:
- Suplementos Alimentares: produto que contém nutrientes derivados de produtos alimentares
- Alimentos Funcionais: alimentos que tenham sido ou enriquecidos ou fortificados (por exemplo, complementados com vitaminas ou cálcio)
- Alimentos Medicinais: alimentos destinados para a gestão específica de uma dieta devido a uma doença ou condição (estabelecido pela avaliação médica).
- Farmaceuticals: nome derivado da fusão das palavras “farm (fazenda em inglês) e ‘pharmaceuticals’. Estes são compostos medicinais super valiosos produzidos a partir de culturas agrícolas modificados ou animais por meio da biotecnologia (engenharia genética).
Dos quatro, os alimentos funcionais são sem dúvida o setor que mais cresce entre os nutracêuticos, e não é esperado parar de crescer tão cedo. Aquecidos por uma demanda mundial crescente, o número de empresas que querem investir e produzir nesta área industrial aumentam a cada dia.
Mesmo grandes empresas mundiais de alimentos, como PepsiCo e Nestlé SA estão criando divisões inteiras que lidam exclusivamente com o desenvolvimento de nutracêuticos. Isso por si só demonstra s solidez deste dinâmico mercado.
Uma mudança significativa no setor veio em 1994, quando o FDA (Federal Drug Administration) dos EUA passou o “Dietary Supplement Health and Education Act (DSHEA)”, que permitiu que os fabricantes de nutracêuticos pudessem operar sem estar sob as diretrizes rigorosas do FDA utilizados na regulamentação de produtos farmacêuticos.
No entanto, com o crescimento da indústria também vem a preocupação crescente para aumentar a regulamentação, monitoramento da produção de nutracêuticos como também usar tecnologia de ponta para desenvolver novos métodos de produção.
Existem oportunidades de negócio claramente grandes nesta área, mas também há desafios significativos que as empresas terão de contornar com o advento de mais regulamentações e minimizar os custos de produção.
No próximo artigo vamos mostrar como Algas podem ser a resposta para um sólido desenvolvimento da indústria mundial de Nutracêuticos. Esta é uma das áreas de especialização do nosso grupo de cientistas. Aguardem
Fonte: Nutraceuticals Are Big Business
Algae Color The Future Green na Amazon.com
Links Relacionados:
- Algas: Alternativa Sustentável e Renovável para Produção de Bioplásticos
- Químicos Verdes: Essenciais na Viabilização dos Programas de Green-Bio-Combustíveis
- Algas para Green-Bio-Combustíveis Aquícolas
- Alga Botryococcus braunii: Produz Óleo Quimicamente Igual ao Petróleo Fóssil
- Algas: Uma das Mais Promissoras Matéria-Prima para Produção de BioCombustívies Aquícolas
- BioCombustíveis Aquícolas a Partir de Algas: Inteligente Alternativa para a Crise do Petróleo
- AquaBioPonics & AquaFuelsPonics
- Descoberta Proteína Chave no Mecanismo de Fotossíntese das Algas Verdes
- Algas: Solução Renovável Para Libertar da Dependência do Petróleo – Parte I