Energia: Japão Rumo A Uma Espiral Mortal Energética?

Energia – Como sabemos o Japão é completamente dependente, em termos de energia, das suas 54 centrais nucleares e do Petróleo 100% importando. Estas são na prática as únicas fontes de Energias que podem mover a nação do sol nascente.

Energia - Disastre Nucleat de Fukushima
Energia - Disastre Nucleat de Fukushima

O tsunami que atingiu o Japão e as consequências pós o desastre na Central Nuclear de Hiroshima podem estar levando a nação asiática a um situação super crítica ou o que um ex-diretor da Agência Internacional de Energia, Nobuo Tanaka, está chamando de uma espiral mortal energética.

Ele afirma categoricamente que se o Japão não encontrar e rápido uma forma de colocar para funcionar os seus agora fechados reatores de energia nuclear, a economia nipônica pode estagnar com o aumento das importações de óleo fossil e de gás natural da Rússia, Sudeste Asiático e Oriente Médio.

Isto tudo acontecendo num cenário mundial de altos custos de petróleo devido as incertezas e riscos atuais do mercado.

Sem uma solução imediata, a base econômica do Japão pode deixar de ser a terceira maior economia do mundo mais rápido do que muitos imaginam, segundo o especialista.

Tanaka explicou que nos níveis atuais, o Japão consome cerca de 5 milhões de barris de petróleo por dia. Sem a produção interna de energia nuclear, o Japão precisa de mais de 10% ou meio milhão de barris de petróleo a mais do que está usando atualmente. Ou em outras palavras, vai ter este deficit acumulado diariamente.

Energia – Japão Tem 54 Reatores de Energia Nuclear

Japão tem 54 reatores de energia nuclear – apenas dois dos quais estão em operação no momento. O mais alarmante é que ambos estão programados para checapes regulares e serão fechados no começo de maio de 2012.

Como a manutenção regular exigiu desligar planta após planta, nenhum dos governadores do Japão permitiu que as usinas de energia nucleares voltem a entrar em operação.

Além e no top dos desafios pós-desastre nuclear da central de Fukushima, as tensões globais com o Irã estão ameaçando a dependência do Japão sobre as importações de petróleo iranianas, o que pode equivaler para o Japão menos 300.000 barris por dia.

Estes números nada bons e ameaçadores fazem com com o deficit energético atual potencial do Japão atinja a incrível e mortal dose de 800.000 barris por dia.

Tanaka disse que se o Japão for atingido por um verão muito quente – o que alguns estão projetando – Japão irá necessitar de mais 10% do que precisa agora. Neste quadro, o déficit vai para as alturas de 1,3 milhões de barris por dia.

Como estamos somente meses ou dias deste possível inusitado verão japonês, podemos estar diante de uma situação insustentável qualquer que seja o cenário projetado caso as centrais não sejam ativadas imediataments,  segundo o ex-diretor.

Related Links:

The Renewable Energy Revolution

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *