Lixo Municipal: Produzindo Tudo que Vem do Petróleo

Lixo Municipal – Produzindo Tudo que é Atualmente Produzido por Petróleo

Lixo Municipal - Fonte de Químicos Verdes
Lixo Municipal – Fonte de Químicos Verdes

Nosso grupo e outros em várias partes do mundo, estão trabalhando em tecnologias limpas e sustentáveis capazes de produzir tudo o que temos atualmente derivado de petróleo bruto (ambos os combustíveis e petroquímicos) de uma fonte muito mais renovável: resíduos sólidos urbanos.

Esta fonte de energia verde pode estar tão próxima como estão os lixões e aterros sanitários.

Empresas do setor estão desenvolvendo tecnologias viáveis e sustentáveis para fazer combustível a partir de resíduos sólidos urbanos ou do nosso lixo de cada dia.

Estes sistemas são desenvolvidos para a produção em biorrefinarias descentralizadas que estão situadas nas proximidades do local de produção de matéria-prima.

Vejam as milhões de toneladas de lixo municipal que estão sendo produzidas por dia por exemplo nos EUA e Brasil e todos os produtos químicos e energia utilizadas para produzir esses materiais. Com a tecnologia certa, podemos recuperar esses produtos químicos e reutilizá-los novamente em produtos de alto valor.

  Lixo Municipal – Fonte de Químicos Verdes

Essas tecnologias de ponta estão transformando resíduos ou fontes de energia renováveis, como resíduos de pneus, postes (madeira) usados de eletricidade usado, resíduos hospitalares e resíduos sólidos urbanos e assim por diante, em metanol, acetato de etanol, e em gás de síntese ou syngas.

Estes quimicos verdes podem ser utilizados como combustíveis si ou ainda serem convertidos em produtos de maior valor.

Por exemplo, acetato é um dos produtos químicos mais importantes do mundo e é usado em uma ampla variedade de aplicações industriais. É um bloco de construção para os produtos químicos de muitas “commodities” utilizadas no nosso dia-a-dia, como revestimentos, tintas adesivos, cosméticos e plásticos PET.

Lixo Municipal – Produção Syngas

Materiais recicláveis que estão presentes nos resíduos são separados de resíduos urbanos e o material restante é secado em sistemas rotativos tubulares e aquecido a 500-700 graus Celsius quebrar (decompor) seus componentes básicos e emitindo um gás de síntese rico em hidrogênio.

Syngas pode então ser convertido em etanol usando catalisadores químicos. Desafios são a escalabilidade econômica e vida útil dos catalisadores.

Embora ainda em um nível de I&D, mas com alto potencial para se tornar mais barato e mais escalável, é o uso de microrganismos para converter o syngas em produtos químicos de alto valor.

O calor gerado durante o processo pode ser usado em um sistema de cogeração de eletricidade, aquecimento de água e / ou alimentar o próprio sistema.

Em essência, essas tecnologias que recuperaram e reutilizam várias vezes os componentes químicos básicos  (a partir de resíduos para produtos químicos e resíduos de novo) têm o potencial de se tornar uma fonte verdadeiramente renovável dos muitos produtos estratégicos na nossa vida diária.

Por: Dr. Aécio D’Silva, CEO, Moura Technologies e Dr. John Kyndt (Cientista Chefe do Programa de Energia Renovável do MT – Advanced Energy Creations Lab).

Fonte: http://algaeforbiofuels.com/municipal-waste-producing-everything-oil/

Artigos Relacionados:

 

 

One comment

  1. é uma revolução na geração de energia com o lixo, será que poderemos ter essa usina de energia aqui no aterro sanitário de belo jardim -pe- brasil? e quanto será em R$ para montar esse projeto? o nosso aterro é devidamente controlado e os tubos de gás estão sempre escapando gás a todo vapor direto para atmosfera. o que é que posso fazer aqui para dar inicio para este projeto de geração de energia aqui em belo jardim?

    ****************************************
    Resposta enviada para seu email

    Admin MyBj

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *