Células De Combustível

Energia Renovável: Gaseificação dos Resíduos Domésticos

Energia Renovável: Bill Gates Desafia Pesquisadores Holandeses a Reinventarem o Banheiro (Sanitário)

Bill Gates anunciou esta semana que financiou cientistas holandeses com a missão-pesquisa de criar um banheiro que funciona sem ligações à rede de esgoto, água ou de energia e ao mesmo tempo gera energia renovável.

Energia Renovável: Bill Gates Desafia Pesquisadores Holandeses a Reinventarem o Banheiro

Energia Renovável: Bill Gates Desafia Pesquisadores Holandeses a Reinventarem o Banheiro

A Fundação Bill & Melinda Gates premiou a Delft University of Technology com uma bolsa de pesquisa para desenvolver uma maneira de usar micro-ondas para processar resíduos humanos e gerar energia renovável em forma de eletricidade.

Em outras palavras criar um banheiro que seja ao mesmo tempo coletor de resíduos e fonte de energia renovável.

Os pesquisadores esperam que o novo banheiro e fonte de energia renovável possa ser produzido a um custo acessível para as pessoas nos países em desenvolvimento com acesso limitado à infraestrutura confiável.

Para criar a fonte de energia renovável, os resíduos serão secos e depois gaseificados utilizando plasma gaseificação (tocha de plasma) criada por micro-ondas.

O gás de síntese (syngas) resultante, uma mistura de monóxido de carbono e hidrogênio, será usado para alimentar uma bateria ou células de combustível de óxido sólido para gerar eletricidade.

Os membros da equipe de pesquisa que participam do projeto afirmam que o processo irá gerar energia suficiente para se tornar autossuficiente.

O conceito é que parte da energia elétrica produzida será usada para ativar o processo de plasma gaseificação, enquanto o calor recuperado do fluxo de gás de síntese e dos gases de escape da célula de combustível será usado para a secagem dos resíduos.

Cálculos preliminares indicam que a plasma gaseificação criada por micro-ondas pode ser autossuficiente em energia, desde que possa se obtida uma transformação eficiente e de alto rendimento da matéria orgânica contida nos dejetos humanos.

A fundação anunciou a concessão ontem na conferência AfricaSan em Ruanda, como parte de mais de US $ 40 milhões em investimentos na sua nova estratégia para água, saneamento e higiene.

“Para atender às necessidades das 2,6 bilhões de pessoas que não têm acesso ao saneamento seguro, não só se deve reinventar a banheiro (toilete), como também encontrar formas seguras, acessíveis e sustentáveis para captar, tratar e reciclar o lixo humano em energia renovável”, afirmaram os pesquisadores.

Se a iniciativa do banheiro fonte de energia renovável tiver sucesso, o projeto poderá ser um bom exemplo de como a ciência moderna de engenharia química pode servir não apenas as indústrias envolvidas em processos químicos, mas também na ajuda e solução de algumas questões cruciais da sociedade em todo mundo.

Artigos Relacionados:

1 comment to Energia Renovável: Gaseificação dos Resíduos Domésticos