Listeriose: Surto Atinge EUA – Sintomas e Cuidados

Listeriose – Nos EUA um surto de listeriose, o mais grave em dez anos, ligado à melão (cantaloupe) contaminados infectou até agora 42 pessoas em dezoitos estados e matou pelo menos treze, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Listeriose - Listeria monocytogenes
Listeriose - Listeria monocytogenes

A listeriose é causada por infecção com a bactéria Listeria monocytogenes a, que é encontrada no solo e na água.

As pessoas são tipicamente infectadas  depois de consumir alimentos crus que pegou a bactéria do solo, ou ficou contaminada quando o estrume de animais portadores de L. monocytogenes foi usado como fertilizante, de acordo com a Clínica Mayo.

Ao contrário da maioria das outras bactérias, L. monocytogenes pode sobreviver e continuar crescendo em alimentos na geladeira. A bactéria também pode viver por anos em fábricas de processamento de alimentos.

Nos Estados Unidos cerca de 1.600 pessoas ficam gravemente doentes com listeriose cada ano, e cerca de 260 morrem, segundo o CDC.

L. monocytogenes é a terceira mais mortal doença causada por alimentos nos Estados Unidos, vindo atrás de salmonela (380 mortes por ano) e Toxoplasma gondii (330 mortes por ano), segundo o CDC.

No entanto, doenças graves causadas por L. monocytogenes são menos comuns que as resultantes de infecção por salmonela, que leva à hospitalização cerca de 20.000 pessoas a cada ano.

Listeria tem sido encontrado em alimentos crus, incluindo carnes cozidas e legumes, bem como os alimentos processados que se tornam contaminados após o cozimento, como cachorro-quente e carne. Produtos não pasteurizados e queijos de leite também são susceptíveis de conter a bactéria.

 Listeriose – Perigo para Mulheres grávidas, Recém-Nascidos, Idosos

Mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos são mais propensos a ficar doente depois de comer alimentos com Listeria.

Os bebês podem nascer com listeriose se suas mães comeram alimentos contaminados durante a gravidez, mesmo que a mãe não mostra sinais de doença.

Os sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça ou desconforto no estômago e vômitos, de acordo com o National Institutes of Health.

Para reduzir o risco de infecção com L. monocytogenes, o CDC tem o seguinte conselho:

  • Comer perecíveis e alimentos  prontos para comer, o mais rapidamente possível após preparados.
  • Enxague bem vegetais crus antes de comer.
  • Não beber leite não pasteurizado.
  • Em pratos quentes, aqueça os alimentos e sobras até que vapores apareçam na superfície.
  • Pessoas em risco para a infecção não devem comer cachorros-quentes, carnes do almoço de rua, frios ou outras carnes a menos que sejam aquecidas a uma temperatura interna de 75 ° F, ou até cozinhar quente, antes de servir.
  • Se você está preocupado com infecção de melão, ou se você está em risco de listeriose, o CDC recomenda você não comer melão (cantaloupes) até que passe o surto.

Cientistas afirmam que as bactérias podem ser conduzidas para a parte comestível do melão quando a fruta é cortada, de modo que a lavagem antes de cortar melão é recomendado.

Ainda assim, a casca áspera da fruta torna difícil remover as bactérias. “Usando uma escova com água corrente (especialmente no ponto de corte) pode reduzir o risco de introdução de patógenos”, dizem as autoridades sanitárias.

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *