Liberdade na Internet: Agora Plano de Controle Vem da China, Rússia, Índia, EUA e até do Brasil

Liberdade na Internet – A liberdade que existe na internet está sempre sobre ameaça de políticos e nações que procuram limitar as atuais facilidades de expressões que existem na web. Sempre existem aqueles que querem de todas as maneiras controlar e amordaçar a net no sentido de toler esta que é a forma mais livre de comunicação que o mundo jamais experimentou.
Liberdade na Internet - Sede da UIT em Genebra
Liberdade na Internet - Sede da UIT em Genebra

Na realidade há muito que a censura da liberdade na Internet tem motivado países que querem controlar em escala global tudo que se diz e se propaga na net.

Ai vem logo a tal de ordem global ou governo mundial para ditar o que pode e não se pode dizer e mostrar na Internet.

Paradoxalmente, agora a saga controladora da liberdade na Internet atingiu também os EUA, o pais que é considerado defensor de liberdades como nenhum outro no mundo.

Vejam como pode, logo nos EUA nascedouro das ideais de Thomas Jeferson que escreveu: “Todos os seres humanos são criados iguais, e são dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão o direito a vida, a liberdade e a busca da felicidade”, estão estudando um plano de controle da liberdade na Internet.

Esquecendo o que os fundadores deste pais tanto lutaram, legisladores americanos estão analisando e considerando uma proposta internacional  para dar as Nações Unidas mais controle sobre a Internet como uma maneira de tirar e cecear as atuais liberdades existentes na net.

A proposta, quem diria, que é apoiada pela China, Rússia, Brasil, Índia e outros membros da ONU, propõe que a Internacional Telecommunication Union(ITU) das Nações Unidas  tenha mais controle sobre a governança da Internet.

É uma ideia impopular entre muitos legisladores americanos de ambos os partidos como também setores governamentais.  Muitos estão afirmando que a medida iria expor a Internet a uma mordaça ou regulamentação de cima-para-baixo onde quem dita são os governos que estão no comando, enquanto o resto das partes interessadas não apitam de jeito nenhum.

Liberdade na Internet – Crítica à Proposta Feita pelo Senador Marco Rubio da Flórida

Em uma audiência no início deste mês, um dos senadores mais brilhantes da atual legislatura americana e um dos mais fortes canditatos a vice-presidencia dos EUA para compor a chapa ao lado do Mitt Rommey,  o latino Marco Rubio (R-Fla.), criticou a proposta. Ele disse que a China e a Rússia “obviamente não são exatamente bastiões da liberdade na Internet.”

“Qualquer país que proíbe livre acesso de busca não pode e não deve ser um líder em estruturas internacionais reguladoras da Internet”, disse ele, acrescentando que ele vai manter um olhar atento sobre todo o processo.

Desejamos todo o sucesso ao nobre senador Marco Rubio e que não possamos ter num futuro próximo a China e a Rússia ditando e controlando o que podemos dizer ou não na Internet. Imagine o que se tornaria a nossa Internet?

Links Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *