Facebook: Você é Um(a) Facebookoolatra Anomimo(a)?

Facebook – Já existe um teste desenvolvido na Noruega que determina o nível de dependência, vício ou adição que pessoas têm ao Facebook, ou determina se podem estar perto ou são Facebookoolatras.

Olha que tem gente que está nessa como você nunca imaginou. Mas, isto pode acontecer com todo mundo, menos com você. Não é mesmo? Ficar a viciado(a) ao Facebook que já viu isto? Será que é mesmo?

Que tal começar responder as questões seguintes e descobrir quão viciado(a) você estar às redes sociais?

Facebook – Questões que Avaliam sua Adição

Responda colocando um valor de 1 a 5 (classificando) como você se relaciona com o Facebook:

(1) Muito raramente, (2) Raramente, (3) Às vezes, (4) Muitas vezes, ou (5) Muito frequentemente:

A – Gasta muito tempo pensando sobre o Facebook ou planejando o uso do Facebook (___)

B – Sente um desejo de usar mais e mais o Facebook e mais ainda. (___)

B – Usa Facebook para esquecer os problemas pessoais. (___)

C – Tenta reduzir o uso de Facebook sem sucesso. (___)

D – Tornar-se inquieto(a) ou perturbado)a) se você está proibido de usar o Facebook. (___)

E – Usa Facebook tanto que isto teve um impacto negativo sobre o seu trabalho / estudos. (___)

Facebook - Você Adicto(a)?
Facebook – Você Adicto(a)?

Após entrar seus valores de 1 a 5, veja o que sua pontuação diz com relação ao seu nível de dependência/adição à rede social.

Se você colocou “muitas vezes” ou “muito frequentemente” em pelo menos quatro das seis perguntas, não tem para onde correr ou se esconder:

Você definitivamente é um viciado (a) em Facebook. Não adianta fugir da realidade negra e crua!!!! Procure ajuda, quem sabe dos Facebookoolatras Anomimos!!!

Pelo menos é que o projeto de pesquisa de dependência ao Facebook da Universidade de Bergen na Noruega afirma.

O estudo também descobriu que os sintomas do vício ao Facebook são semelhantes aos da dependência de drogas e álcool – e, sem surpresas, os viciados em Facebook ter problemas relacionados com o ciclo de dormir e ficar ativo.


Facebook – O Estudo Também Descobriu que:

  • O vício ao Facebook ocorre de forma mais regular entre os jovens do que em usuários mais velhos. Que supresa! Ninguém esperava por esta?
  • As pessoas que estão ansiosas e inseguras socialmente usam o Facebook mais do que aquelas com pontuações mais baixas nesses traços, provavelmente porque aquelas que estão ansiosas acham mais fácil se comunicarem através das mídias sociais do que frente a frente.
  • Pessoas organizados e mais ambiciosas tendem a ter menos risco de ficar viciadas ao Facebook. Elas costumam usar redes sociais como parte integrante do trabalho e networking.
  • Mulheres correm mais risco de desenvolver dependência ao Facebook, provavelmente devido à natureza social da rede. Outra grande e inesperada supresa!

Os pesquisadores também estão trabalhando na medição de outros vícios, como a Escala de Dependência ao trabalho ou workaholics (trabalhador compulsivo).

Deve existir uma alta correlação negativa (se você é viciado em um, não é no outro) entre a adição ao Facebook e a dependência ao trabalho. Outra grande descoberta?

Temas Relacionados:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *