Biocombustíveis – Pela Primeira Vez na História do Terra, um Jato Realiza Voo Usando 100% Combustíveis Renováveis – Façanha Nunca Antes Alcançada
Foi anunciado esta semana na Califórnia um fato histórico na história dos biocombustíveis e da indústria aeronáutica.
Uma empresa anunciou em um congresso de mercados de biocombustíveis avançados a realização do primeiro voo do mundo usando 100% combustível renovável feito sob a coordenação do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá usando seu jato Falcon 20.
O combustível drop-in foi produzido utilizando matéria-prima extraída de uma oleaginosa patenteada lançada em escala comercial em 2012 em uma região do oeste do Canadá.
Segundo a empresa com a patente, esta oleaginosa produz um único óleo industrial ideal para fabricação de biocombustíveis. A cultura é parte de uma nova geração de plantas energéticas sustentáveis com biomassa escalável, especialmente desenvolvidas para fornecer um óleo não alimentar.
Isto representa um passo importante para a indústria de combustíveis renováveis sair da dependência de culturas que competem com alimentos e ter sustentabilidade no suprimento de matéria-prima para a fabricação de biocombustíveis.
Até o momento, voos em biocombustíveis tinham sido restritos a uma mistura de 50% com petróleo, impondo limitações no uso de combustível. Usando o processo patenteado catalítico de hydrothermolysis, o óleo extraído da planta energética foi convertido em um combustível que serve como um substituto completo para abastecer jatos convencionais.
Biocombustíveis – Voo Nunca Antes Atingido
Isto permitiu pela primeira vez um voo usando 100% biocombustível, um avanço para a indústria de combustíveis renováveis e um fato nunca antes atingido.
Este voo histórico simboliza um passo significativo para a indústria aeroespacial, mas também para o avanço de fontes sustentáveis de energia renovável.
“Hoje, eu comandei um voo usando 100% biocombustíveis pela primeira vez no mundo, ‘, disse o piloto do Falcon 20. “Temos trabalhado arduamente com os nossos parceiros por muitos meses, e é gratificante ver tudo se concretizar. É verdadeiramente inspirador dar este passo em direção um futuro eco-friendly”.
“Este voo representa o culminar de um esforço significativo e estratégico dentro do Canadá para demonstrar a viabilidade da produção e comercialização de matérias-primas sustentáveis e escalável para uma demonstração de voo de alta “altitude” com monitoramento em tempo real das emissões durante o voo”, afirmam os pesquisadores canadenses.
“Na realidade, este voo pode mudar e inovar toda uma industria e tornar a aviação parcialmente ou mesmo totalmente livre de petróleo nas próximas décadas”, segundo a empresa produtora dos biocombustíveis usados.
Artigos Relacionados:
- Alga Biotecnologia: Prof. Aecio D’Silva e Dr. John Kyndt Lançam Novo Livro
- Bio-Querosene: Lufthansa Suspende Voos de Biocombustíveis por Falta de Fornecedores
- Engenharia Genética: O Potencial em Algas Verdes
- Bioquerosene: Aeromexico Realiza Primeiro Voo Transcontinental
- Bioquerosene: Revolução na Aviação Mundial
- Bioquerosene de Aviação Decolando em Voos Regulares
- BioJetFuels: ASTM Aprova Oficialmente o Uso de Biocombustíveis na Aviação Comercial
- BioJetFuels: Gulfstream Passa a Boeing no Primeiro Vôo Movido a Biocombustível a Cruzar O Atlântico
- BioJetFuels: Boeing 747-8F Vai Cruzar o Atlântico Usando Biocombustível
- BioJetFuels: Biocombustível para Aviação Aprovado pela ASTM
- Pinhão-Manso: Boeing Divulga Estudo de Sustentabilidade de Jatropha para Produção de Biojetfuels
- Bio-Querosene: Vôo Mexicano Usa Biocombustível de Pinhão Manso em um Airbus-320
- BioJetFuels: Bio Querosene de Aviação Quebra a Barreira do Som
- Site algaeforbiofuels.com