Este artigo é uma introdução a Regra 80/20, um dos conceitos mais importantes de eficiência e aumento de produtividade em todas áreas de nossas vidas e um dos princípios de pilares de APPC e TQLSystems.
A Regra 80/20 pode ser definida como “A Formula para o Sucesso e o Segredo de Atingir Mais com Muito Menos”.
Todos vocês que sao registrados vão ouvir muito no nosso site sobre esta tão importante e às vezes tão esquecida regra de ter uma vida com significância.
Esta regra pode fazer toda diferença em sua vida seja qual área for: trabalho, família, emprego, igreja, associação, negócios, empresa, corporação e daí por diante.
Em artigos seguintes vamos enfatizar a Regra 80/20 em marketing, vendas, finanças, casamento, negócios, investimentos mostrando à você em detalhes como aplicar esta técnica em todas as atividades que planeja e realiza em sua vida’.
Afinal que Regra É Esta? .
A regra 80/20 é também conhecida como o “Princípio de Pareto” após seu fundador, o economista italiano Vilfredo Pareto, que primeiro escreveu sobre este conceito em 1895.
Pareto, como bom observador notou, que as pessoas em sua sociedade pareciam dividir-se naturalmente naqueles que chamou de “poucos, vitais e importantes”, que representam os 20 por cento superiores em termos de resultados, dinheiro e influência, e os “muitos triviais e sem significância”, que representam os 80 por cento inferiores, segundo ele.
Mais tarde, ele descobriu que praticamente toda a atividade econômica estava sujeita a esse mesmo princípio. Por exemplo, este princípio diz que 20 por cento de suas atividades serão responsáveis por 80 por cento dos seus resultados, 20 por cento dos seus clientes serão responsáveis por 80 por cento de suas vendas, 20 por cento de seus produtos ou serviços serão responsáveis por 80 por cento de seus lucros , 20 por cento de suas tarefas será responsável por 80 por cento do valor do que você faz, e assim por diante.
Isto significa que se você tem uma lista de dez itens para fazer, dois desses itens vão passar a valer cinco, dez ou mais vezes do que os outros oito itens juntos.
Número de Tarefas Versus Importância das Tarefas
Aqui vai uma descoberta interessante. Se você tem dez tarefas para realizar, cada uma das dez tarefas pode levar a mesma quantidade de tempo para ser executada. Mas uma ou duas dessas tarefas contribuirá cinco ou dez vezes em valor ou resultados de qualquer uma das outras.
Muitas vezes, um item em uma lista de dez tarefas que você tem a fazer, pode valer mais do que todos os outros nove itens juntos. Quantas vezes não estamos concentrando tudo nas nove tarefas que não trazem resultados, dissipando esfôrço, tempo e energia.
Esta tarefa é, invariavelmente, o sapo que devemos engulhir primeiro, encarar a fera e tirar ela de nossa to-do (o que fazer) lista.
A questão é o que fazer para concentrar em atividades que produzam resultados e não em número de realizações diárias. Quando não levamos em consideração esta regra, podemos muito bem estar realizando muita coisa, mas não avancando nas nossas metas e atingimentos. Podemos estar trabalhando como ou touro e conseguindo resultados de formiga.
No próximo artigo vamos ver como devemos concentrar no que traz resultados e não somente em realizações.