Algas

Mudanças Climáticas: Rochas Avermelhando na China?

Mudanças Climáticas – Em 2005, as rochas do Monte Gongga na China tornaram-se vermelhas intensas E isto criou um alvoroço na população pois ninguém sabia o que estava acontecendo para as rochas mudarem de cor repentinamente.

Será que elas estavam aderindo ao partidão? Se fossem vermelhas e pretas podiam ser que tivessem sido adornadas por algum torcedor de um time muito conhecido no Brasil.

Mudanças Climáticas - Bloom de Algas Vermelhas na China (Fonte: New Scientist)

Mudanças Climáticas – Bloom de Algas Vermelhas na China (Fonte: New Scientist)

Mas um estudo recente de cientistas chineses descobriu o porquê da vermelhização das rochas que agora são uma importante atração turística para quem quiser ver o estranho fenômeno das rochas cobertas com um tapete vermelho. Não. Não é o que você está pensando: as rochas não foram pintadas de vermelho por um comunista fanático.

De acordo com artigo recente no New Scientist Journal os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, em Wuhan, Hubei, China, identificaram a causa da ocorrência: é simplesmente uma nova variedade de algas amantes de rochas (rock-loving) enlouquecidas ou tendo um massivo bloom ou crescimento.

Guoxiang Liu e seus colegas publicaram sua pesquisa na revista PLoS One afirmando que é apenas um bloom ou uma floração “maciça” de algas Trentepohlia jolithus. Como os pesquisadores explicaram “a maioria das rochas estão profundamente cobertas com um tapete de algas de cor vermelha” no vale do rio Yajiageng.

Mudanças Climáticas – O Mistério Revelado

O artigo no New Scientist explica como e por que esta alga só recentemente parece ter começado a crescer abundantemente neste vale.

Mudanças Climáticas - Visão microscópica de Trentepohlia jolithus. (Imagem via PLoS One)

Mudanças Climáticas – Visão microscópica de Trentepohlia jolithus. (Fonte: PLoS One)

Excepcionalmente, essa variedade só cresce nas rochas locais. Nos últimos anos, intensos assoreamentos combinados com atividade humana, tais como construção de estradas, expuseram vastas áreas de rocha nativa frescas ideais para as algas colonizarem tudo intensamente – e a cobertura resistiu e permanece na rochas até hoje.

De acordo com o artigo publicado na revista científica no início desta semana, a área agora é chamada de O Vale das Pedras Vermelhas (“Red-Stone-Valley”), graças à proliferação das algas.

Os cientistas dizem que ciclos de mudanças climáticas globais podem ter contribuído também para a propagação das algas. Uma coisa é certa, os chineses descobriram como fazer mais uma senhora fonte de renda turística com a cor vermelha. Que grande coincidência no pais já tão conhecido como vermelho capitalista!!!!

Links Relacionados:

Comments are closed.