Medo do Dentista – Emergentes equipamentos de “fluorescência a laser”estão sendo acusados de efetuarem falsos diagnósticos e indução de tratamentos e perfurações desnecessárias só tornando ainda mais temerosa a visita ou medo do dentista e um grande Ai! no seu bolso.
Indo ao dentista pode ser um evento estressante. Para alguns, a experiência ou medo do dentista ficou muito mais dolorosa, por meio de tecnologias questionáveis e consideradas desnecessárias pela American Dental Association – ADA – e francamente consideradas não muita honestas por alguns infelizes pacientes. Ai!
Os chamados detectores de “fluorescência a laser” que se propõem a ajudar na detecção precoce de cáries de superfície (chamada cárie dentária ou oclusivas). não estão nada ajudando você tirar o medo do Dentista.
Estudo recente da ADA mostra que estes novos dispositivos são facilmente abusados pelos profissionais e podem levar a cirurgias dentais desnecessárias.
“Eles não são necessários,” disse um porta-voz da ADA. “Podemos fazer excelente trabalho dental com tradicional raios-X, exames visuais e a mão.”
Medo do Dentista – Resultados Falso-Positivos Limitam Utilização da Tecnologia
Um estudo divulgado em abril pela American Dental Association relatou “um grande número de resultados falso-positivos com estes dispositivos, que limitam a sua utilização como uma principal ferramenta de diagnóstico.” Segundo o estudo, exames visuais tradicionais e radiografias permanecem os métodos de diagnóstico preferidos e mais do que suficientes para detectar cavidades com cáries escondidas.
Isso não impediu que as engenhocas tornarem-se um sucesso de vendas em muitos consultórios odontológicos nos EUA e em todo o mundo. Segundo a ADA, uso de fluorescência a laser saltou de 10% em 2003 para 16 por cento em 2006, os dados mais recentes disponíveis. Assumindo que o crescimento tenha permanecido constante, é possível que os aparelhos estejam sendo utilizados por mais de um em cada quatro dentistas americanos.
Vários pacientes têm o número de cavidades diagnosticadas saltadas de zero para quatro entre checapes a cada seis meses, desde que seus dentistas começaram a usar a fluorescência a laser. Alguns pacientes não se conformam com este diagnóstico e pedem uma segunda opinião que reduz drasticamente as cáries a ser tratadas.
Muito dentistas afirmam que esses dispositivos não dão qualquer coisa que eles não possam fazer com a mão, olho nu ou raio-X Colaborando com isto, o estudo mostra que desde que dentistas começaram a usar esta tecnlogia uma década atrás, os tratamentos desnecessários deram um pulo imenso pelo uso da detecção de fluorescência a laser.
Os fabricantes se defendem dizendo que:”O fato que alguns médicos estão exagerando abrindo os dentes baseados somente nos diagnósticos do dispositivo não é nossa culpa,”
Os equipamentos não são nada baratos. Os dispositivos de “fluorescência a laser” são vendidos nos EUA por cerca de US $30.000 e mesmo assim muitos dentistas acham o equipamento inestimável para seu trabalho.
Além disto, muitos profissionais afirmam que o equipamento tem possibilitado descobrir cavidades enormes abaixo da superfície que seus olhos, suas mãos e raios-X não teriam condição de descobrir.
Em última análise, para você que tem medo do dentista, é importante lembrar que dentes, por vezes, podem reparar-se ao longo do tempo com o uso do fio dental, escovação e tratamentos de flúor em casa, afirma a ADA. E desde que exames dentários regulares sejam feitos para observar todas as áreas de preocupação, tratamento de dentes com base tão somente num diagnóstico de fluorescência positiva poderia ser prematuro — uma prática que pode resultar em tratamentos desnecessários, afirma a ADA..
Os especialista aconselham que o mais importastnte é achar um dentista que você confie para fazer a coisa certa e nunca se basear tão somente nestes dispositivos como ferramentas de diagnóstico de tratamentos.
Isto é, se o seu medo do dentista e da conta odontológica continuam nas alturas, não confie tão somente nesta tecnologia para dissipar o pavor do tratamente de canal tão comum entre os mortais com dentes.
Temas Relacionados:
- Envelhecimento: Cientistas Descobrem como Células do Cérebro Envelhecem
- Vitaminas: Top 10 Suplementos Alimentares e Nutricionais para Homens
- Envelhecimento: Gravado em Nossos Genes
- Vitaminas: Top 10 Suplementos Alimentares e Nutricionais para Homens
- Chocolate Amargo: Controlando Pressão Arterial Elevada?
- Água: Falta É a Principal Causa da Confusão Mental nos Idosos
- Facebook: Você é Um(a) Facebookoolatra Anomimo(a)?
- Autismo: Os 10 Top Produtos Químicos Tóxicos Suspeitos de Causar Autismo e Deficiências de Aprendizagem
- Fumar Mesmo Somente No Fim de Semana Pode Degenerar/Encolher seu Cérebro
- Aspirina: Dose Diária Pode Ajudar Prevenir e Tratar Câncer
- Ômega-3 – Pesquisam Recomendam Dose Diária para Proteger seu Coração
- Orar Pela Cura dos Enfêrmos Funciona Cientificamente?