Erupções solares têm chamada a atenção por suas implicações se atingir diretamente a terra em grande intensidade. Dados históricos, estudos e observações têm mostrado que quando uma tempestade geomagnética, realmente grande atingir novamente a terra, poderá afetar profundamente as comunicações terrestres por meses ou mesmo anos.
Explosões e Tempestades Magnéticas Solares desta magnitude se fossem dirigidas diretamente à terra poderiam causar sérios problemas de comunicações e blockout de eletricidade resultando em críticos desafios para o dia-a-dia na Terra.
Como mostramos ou outro post, em 7 de junho de 2011 o Sol liberou uma chama solar M-2 (tamanho médio) com uma ejeção de massa coronal espetacular (CME). A grande nuvem de partículas multiplicou-se e caiu de volta para baixo cobrindo quase metade da superfície solar.
Este é mais um vídeo destas recentes erupções solares gravadas pelo satélite SDO com imagens em luz ultravioleta extrema que mostram uma erupção muito grande de gás frio. É algo único até agora, porque em muitas áreas da erupção parece haver materiais com temperaturas menores – temperaturas inferiores a 80.000 K (79.726 Celsius).
Links Relacionados: