Erupção Solar

Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Explosões Solares – Lembra que Estamos em 2012?

Explosões Solares Atigem a Terra

Explosões Solares – Uma imensa tempestade solar atingiu a Terra nesta quinta-feira, e deverá agitar o campo magnético do globo até sexta de manhã cedo, e provocar incríveis auroras boreais.

Como temos mostrado em posts anteriores, e muitos têm acompanhado com vivo interesse, as erupções ou tempestades magnéticas solares podem causar grandes desafios à vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares

Continue reading Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Explosões Solares

Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012

Explosões Solares – Como temos mostrado em posts anteriores, e muitos têm acompanhado com vivo interesse, as erupções ou tempestades magnéticas solares podem causar grandes desafios à vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Explosões Solares – Massivas G1 and S3 Storms em Progresso até Janeiro 27, 2012!

Esta animação abaixo mostra os resultados de um modelo de previsao de vento solar

Continue reading Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012

Ecologia - Meio Ambiente

Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9

Explosões Solares: Labareda Solar Poupa a Terra Mais uma Vez. Até Quando?

Explosões Solares – Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

Explosões Solares: Labareda Solar Poupa a Terra Mais uma Vez. Até Quando?

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Continue reading Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9

Erupção Solar

Massiva Erupção Solar M-2

Erupções solares têm chamada a atenção por suas implicações se atingir diretamente a terra em grande intensidade. Dados históricos, estudos e observações têm mostrado que quando uma tempestade geomagnética, realmente grande atingir novamente a terra, poderá afetar profundamente as comunicações terrestres por meses ou mesmo anos.

Explosões e Tempestades Magnéticas Solares desta magnitude se fossem dirigidas diretamente à terra poderiam causar sérios problemas de comunicações e blockout de eletricidade resultando em críticos desafios para o dia-a-dia na Terra.

Como mostramos ou outro post, em 7 de junho de 2011 o Sol liberou uma chama

Continue reading Massiva Erupção Solar M-2

Ecologia - Meio Ambiente

A Origem das Auroras Boreais

Auroras Boreais são luzes coloridas que surgem no céu noturno principalmente em regiões polares da Terra. Mas qual a origem destas Auroras?

O responsável pelas auroras é o nosso próprio Sol e o plasma solar que é ejetado durante um evento magnético em erupções ou em uma ejeção de massa coronal.

O plasma é lançado junto com o vento solar e quando ele encontra o campo magnético da Terra, ele percorre as linhas do campo que se conectam nos polos. Átomos no plasma interagem com átomos na atmosfera superior da Terra formando as auroras

Continue reading A Origem das Auroras Boreais

Antropogênico Aquecimento Global

Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial

Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

Tempestades Magnéticas Solares Atingindo a Terra (clique para ampliar)

A humanidade é hoje depedente de eletricidade e eletrônica em praticamente tudo que faz. A vulnerabilidade da tecnologia de comunicações utilizada hoje em dia a estas Explosões Solares é impressionante.

Exemplos disto, são as comunicações via satélites e a grande totalidade dos equipamentos que usamos no nosso dia-a-dia os quais são extremamente sensíveis a tempestades geomagnéticas.

O sol como

Continue reading Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial