Erupção Solar

Erupção Solar Graciosa

Erupção Solar Graciosa – Uma erupçao solar graciosa de nível médio, uma M6.5, aconteceu no sol em 2 de abril de 2014, iniciando às 10:05 a.m. EDT.

Este vídeo do Observatório de dinâmica Solar da NASA mostra as chamas em uma mistura de dois comprimentos de onda da luz ultravioleta extrema: 171 Angstroms e 304 Angstroms, coloridas em amarelo e vermelho, respectivamente.

Erupção Solar Graciosa – Veja o vídeo abaixo do que a Nasa chama de erupção solar graciosa. Labaredas imensas jorrando da nossa Estrela Mãe.

Explosões Solares

Explosões Solares e Lunares: Maior Explosão Lunar da História da NASA Capturada Em Vídeo

Explosões Solares e Lunares – NASA tem observado a lua acompanhando de perto os “meteoros lunares” — alguns causando explosões no impacto — durante oito anos. Agora, a agência anuncia ter observado a maior explosão da história deste programa

“Foi um explosão com um flash quase 10 vezes tão brilhante de qualquer coisa que já vimos antes,” disse Bill Cooke da NASA. A explosão que ocorreu em 17 de março, de acordo com o site da agência espacial americana.

Explosões Solares e Lunares – A explosão foi tão grande, na verdade, que ele poderia ter sido visto da

Continue reading Explosões Solares e Lunares: Maior Explosão Lunar da História da NASA Capturada Em Vídeo

Explosões Solares

Explosões Solares: Podem Causar Mais Danos que Meteoritos?

Explosões Solares – Esta semana vimos o Super Clarão resultante da queda de um meteorito na Rússia. Comparando fatos, o que aconteceria se uma Super Explosão Solar atingisse a Terra de Cheio nestes dias?

Neste 15 de fevereiro passado vimos o que aconteceu na cidade Chelyabinsk nos Urais da Rússia quando um meteorito de 10 toneladas caiu sobre um lago gelado causando o efeito de 30 bombas atômicas similar a que foi jogada sobre Hiroshima na segunda a guerra mundial.

A população aterrorizada falava de uma ataque aéreo, guerra começando ou mesmo o fim do mundo.

Continue reading Explosões Solares: Podem Causar Mais Danos que Meteoritos?

Explosões Solares

Explosões Solares: Pode a Terra Ser Atingida por um Grande Clarão Solar Causando Um Apagão Mundial nos Próximos Meses?

Explosões Solares – Será que a terra de agora até os próximos 14 meses pode ser atingida por grandes Explosões Solares ou um Super Clarão Solar que pode resultar num Apagão em Todo o Planeta?

Alguns renomados cientistas acreditam que sim e estão abrindo o verbo alertando o mundo para isto. Estas são algumas das possíveis causas da terra ser atingida diretamente por Explosões Solares:

O Super clarão pode causar um longo apagão em todo o planeta atingido todos os habitantes da Terra Os aviões não poderão voar e vão ficar parados nos aeroportos. Usinas nucleares seriam danificadas

Continue reading Explosões Solares: Pode a Terra Ser Atingida por um Grande Clarão Solar Causando Um Apagão Mundial nos Próximos Meses?

Explosões Solares

Explosões Solares: Gigantescas Labaredas Explosivas do Sol Capturadas pela NASA

Explosões Solares em 31 de Agosto de 2012 (fonte: SDO-Nasa)

Explosões Solares – No último dia de agosto, o sol literalmente cuspiu uma imensa massa de gás controlada apenas por seus próprios campos magnéticos — e tudo foi filmado pelo Observatório de dinâmica Solar da NASA.

Explosões Solares em 31 de Agosto de 2012 (fonte: SDO-Nasa)

O filamento ou monstra labareda solar foi descrita pela NASA como o colapso de chamas “de uma maneira espetacular” visto no dia 31 de agosto.

O observatório capturou a cena em extrema ultravioleta, permitindo ver o detalhe”dramático” do evento brilhando intensamente.

As filmagens mostram o gigante filamento

Continue reading Explosões Solares: Gigantescas Labaredas Explosivas do Sol Capturadas pela NASA

Explosões Solares

Explosões Solares: Outra Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Explosões Solares: Como temos acompanhado e mostrado no nosso site, as tempestades solares estão super ativas em 2012. As maiores erupções solares vistas neste verão (inverno no sul) até agora estão acontecendo desde sol sexta-feira (6 de julho), são as mais recentes de uma série de poderosas tempestades geomagnéticas produzidas por nossa estrela mais próxima, os especialistas estão afirmando

Explosões Solares de Julho 6, 2012 (Fonte: Nasa – SDO)

Estas tempestades solares vêm ocorrendo desde as 19:00 da sexta e foram classificadas como uma labareda de classe X1.1 solar – um dos mais fortes tipos

Continue reading Explosões Solares: Outra Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Portais Magnéticos

Portais Magnéticos – Ligando Diretamente Terra e Sol

Portais Magnéticos – Uma pesquisa patrocinada pela NASA realizada na Universidade de Iowa descobriu “Portais Magnéticos” onde o campo magnético da Terra se conecta ao campo magnético do Sol, criando um caminho, rodovia, magnetovia, canal, porta, portão, portal, ou o que possa ser chamado, ininterrupto que liga nosso planeta até a atmosfera do Sol, 150 milhões de quilômetros de distância.

Portais Magnéticos – Ligando Terra e Soll (Fonte: Nasa)

“Nós chamamos estes portais magnéticos de X-pontos ou regiões de difusão de elétrons,” explica o físico em plasma Jack Scudder, da Universidade de Iowa.

Portais Magnéticos – Ligando Diretamente Terra e Sol

Erupção Solar

Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Explosões Solares – Lembra que Estamos em 2012?

Explosões Solares Atigem a Terra

Explosões Solares – Uma imensa tempestade solar atingiu a Terra nesta quinta-feira, e deverá agitar o campo magnético do globo até sexta de manhã cedo, e provocar incríveis auroras boreais.

Como temos mostrado em posts anteriores, e muitos têm acompanhado com vivo interesse, as erupções ou tempestades magnéticas solares podem causar grandes desafios à vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares

Continue reading Explosões Solares: Massiva Erupção Solar Atingindo a Terra

Explosões Solares

Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012

Explosões Solares – Como temos mostrado em posts anteriores, e muitos têm acompanhado com vivo interesse, as erupções ou tempestades magnéticas solares podem causar grandes desafios à vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Explosões Solares – Massivas G1 and S3 Storms em Progresso até Janeiro 27, 2012!

Esta animação abaixo mostra os resultados de um modelo de previsao de vento solar

Continue reading Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012

Erupção Solar

Sol: Temperaturas de até 2 Milhões de Graus Celsius

Sol – Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Sol – Imagens Estonteantes do Sol Feitas pelo Satélite SDO da Nasa

Estas são também imagens estonteantes do sol deste domingo (7 de dezembro

Continue reading Sol: Temperaturas de até 2 Milhões de Graus Celsius

Ecologia - Meio Ambiente

Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9

Explosões Solares: Labareda Solar Poupa a Terra Mais uma Vez. Até Quando?

Explosões Solares – Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

Explosões Solares: Labareda Solar Poupa a Terra Mais uma Vez. Até Quando?

As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).

Continue reading Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9

Erupção Solar

Massiva Erupção Solar M-2

Erupções solares têm chamada a atenção por suas implicações se atingir diretamente a terra em grande intensidade. Dados históricos, estudos e observações têm mostrado que quando uma tempestade geomagnética, realmente grande atingir novamente a terra, poderá afetar profundamente as comunicações terrestres por meses ou mesmo anos.

Explosões e Tempestades Magnéticas Solares desta magnitude se fossem dirigidas diretamente à terra poderiam causar sérios problemas de comunicações e blockout de eletricidade resultando em críticos desafios para o dia-a-dia na Terra.

Como mostramos ou outro post, em 7 de junho de 2011 o Sol liberou uma chama

Continue reading Massiva Erupção Solar M-2

Ecologia - Meio Ambiente

A Origem das Auroras Boreais

Auroras Boreais são luzes coloridas que surgem no céu noturno principalmente em regiões polares da Terra. Mas qual a origem destas Auroras?

O responsável pelas auroras é o nosso próprio Sol e o plasma solar que é ejetado durante um evento magnético em erupções ou em uma ejeção de massa coronal.

O plasma é lançado junto com o vento solar e quando ele encontra o campo magnético da Terra, ele percorre as linhas do campo que se conectam nos polos. Átomos no plasma interagem com átomos na atmosfera superior da Terra formando as auroras

Continue reading A Origem das Auroras Boreais

Antropogênico Aquecimento Global

Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial

Temos mostrado em posts anteriores e muitos têm acompanhado com vivo interesse as erupções ou tempestades magnéticas solares e os grandes desafios que elas podem apresentam para a vida na terra.

Tempestades Magnéticas Solares Atingindo a Terra (clique para ampliar)

A humanidade é hoje depedente de eletricidade e eletrônica em praticamente tudo que faz. A vulnerabilidade da tecnologia de comunicações utilizada hoje em dia a estas Explosões Solares é impressionante.

Exemplos disto, são as comunicações via satélites e a grande totalidade dos equipamentos que usamos no nosso dia-a-dia os quais são extremamente sensíveis a tempestades geomagnéticas.

O sol como

Continue reading Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial