LSQLSystems

LSQLSystems: Identificando um Ambiente de Trabalho Infestado pelo Vírus da Intimidação e Medo

LSQLSystems – Todos que participam insite ou online dos nossos cursos-treinamentos-workshops, programas de aceleração de inteligencia e consultoria empresarial sabem como enfatizamos a importância de empresas movidas por LSQLSystems exterminarem pela raiz o vírus do medo e similares no ambiente de trabalho.

Alguma Semelhança com Seu Ambiente de Trabalho? (clique para ampliar)

Um empreendimento, empresa, projeto ou organização infestadas e movidas pelo vírus de intimidações, medo, superstições, perseguições,, assédio sexual, discriminações, fofocas e correlacionados são ambientes onde o pior de cada um(a) é sempre estimulado a aflorar com toda força e intensidade.

Trabalhar sob a bandeira do temor e é oposto de tudo que LSQLSystems promove. Você que ainda não participou ou recebeu nossos treinamentos deve estar perguntando a si mesmo(a): como posso identificar se minha empresa é um ambiente infestado e movido pelo vírus de intimidações e medos?

Aqui estão algumas indicações de um ambiente de trabalho onde o medo reina em suas múltiplas aparências e versões. Se você é o proprietário, gerente, supervisor ou encarregado de uma empresa, pode usar os sintomas abaixo como uma checklist (sem ordem de prioridade) para fazer um diagnóstico do seu ambiente empresarial.

Básicos Sintomas do Vírus de Intimidação e Medo no Ambiente de Trabalho

1. Uso Constante de Expressões tais como: “Seja feliz por ter um emprego, pare de chiar, e volte para o trabalho caladinho, senão coloco outro em seu lugar”, “Feliz que você tem um emprego, neste momento que estamos passando! Tem um monte de pessoas que estão desempregadas, e temos uma lista de currículos para lhe substituir a qualquer hora”. Estas frases colocam uma enxurrada de medo e temor em todos os níveis. As pessoas vão ficar na empresa até surgir qualquer outras oportunidade para debandarem. Ninguém acredita no sistema e não dão bulufas pelo que fazem.

2. Mantendo Todos os Subordinados no Escuro. Quando a liderança se baseia em manter as pessoas no escuro e sem acesso as informações, o temor comanda. Ninguém se beneficia deste vácuo ou escuridão, exceto os que estão no top que vivem tramando esquemas e artimanhas para mantê-los no poder impedindo qualquer outro de avançar e dar sua colaboração positiva ao crescimento da empresa.

3. Todo Mundo Vive Falando-Fofocando sobre Quem Está Subindo ou Caindo na Cotação do Chefe ou da Empresa em Geral. Quando o foco da conversa diária é a discussão da cotação de quem está subindo e quem está descendo no índice de conceitos internos da empresa, você tem uma infestação generalizada do vírus do medo. A preocupação com status e ganho político pessoal é um sinal claro que a visão, missão e valores (se existirem) da empresa estão relevados ao último plano. O medo domina e o que está em primeiro lugar é: “o que tem aí para mim e mais para mim”, ao invés de “o que tem ai para nós”.

4. Puxadores de Saco e Protegidos Reinam. Quando a maioria das pessoas que são recompensados e promovidos são as menas instruídas e capacitadas, mais os bajuladores e protegidos são sempre os escolhidos, o medo é rei e imperador. Baseada no medo, os gerentes cercam-se de sim-senhor e sim-senhora pessoas porque a mentira recheada é sempre melhor do que a verdade clara e visível. Ondes todos tem de pensar como o chefe, senão sai da frente que vem quente, intimidações e medos mandam e desmandam.

5. A Sua Majestade Desconfiança Reina Imbatível. Perguntas como estas ocorrem frequentemente: “Será que hoje é o dia que vou receber minha demissão, uma facada pelas costas ou ambas? Quem eu posso acusar para livrar minha pele?” E quando os seus colaboradores ficam inseguros de falar novas ideias, você tem um sério desafio de medo em sua organização. Os locais de trabalho onde o padrão são pessoas roubando o capital intelectual dos outros, são ambientes onde a confiança é subordinada ao medo (se existe alguma confiança). Se sua empresa é aquela em que faladores pelas costas prosperam continuadamente ou quando o padrão de comportamento é a Lei do Gérson de levar vantagens em tudo ou “eu ganho quando coloco todos para baixo” o medo é o líder.

6. Aparências Estão Sempre Acima de Qualidade em Tudo e em Todos . Quando as pessoas se preocupam mais sobre como elas são percebidas pelos seus chefes ou gestores do sistema do que com a qualidade do seu trabalho, o medo é o senhor. Quando os funcionários, empregados ou associados estão mais preocupados do que o chefe em permanecer (fazer horas extras, serão, etc) no trabalho no final do expediente, o medo é rei.

7. Paranoia Sobre Números. Metas de desempenho é claro ajudam as pessoas a entender o que é importante, o caminho a seguir e o que queremos atingir. Contudo uma obsessão, não na satisfação do cliente, mas com métricas diárias, semanais e horários associada com uma visão de mundo que diz que o empregado é a soma de seus objetivos numéricos e nada mais, são sinais de uma cultura baseada no medo. Uma organização saudável constrói metas de desempenho em seu quadro de liderança, mas os indicadores não são iguais as pessoas. Quando a liderança ver as pessoas com uma atitude-pensamento positivo criativo e considera métricas (metas) como apenas um elemento a mais de um programa de liderança TQLSystems, o medo é destronado.

8. Regras, Não Faz Sentido, Labirintos e Burocracias Estão em Toda Parte. Talvez o sinal mais preminente de um trabalho baseado na intimidação é uma dependência excessiva em regras e procedimentos burocráticos ao invés de contratar pessoas inteligentes, estimular o melhor de cada um, fomentar criatividade e aplicar bom senso. O medo generalizado faz com que longos e tediosos precedimentos estejam sempre afogando a criatividade e espontaneidade de todos. A desconfiança de que todo mundo está ai para roubar a empresa cria um ambiente em que todos vivem desconfiados, inseguros e com medo de todos. A necessidade de constantemente defender a confiança e transparência na organização pode ser outro forte sinal deste desafio. Nestes ambientes, o manual operacional da empresa passa de um guia e inspiração de excelência para um chicote pronto para ser ativado.

9. Gerentes Consideram uma Ameaça ao Seu Poder Toda e Qualquer Comunicação com Outros Setores. Ninguém pode compartilhar ideias ou saber a opinião de outros sem a prévia autorização do gerente. É aquele ambiente que tudo é feito na surdina e as pessoas só conversam no escuro, figurativamente falando. Quando três ou mais estão juntos, um chefe (nunca um líder) esquentado aparece sempre dizendo: “Quem autorizou essa reunião? Nenhum de vocês está em um nível de autorizar uma reunião”. Evidentemente compartilhar ideias, participações e criatividade que possam beneficiar a empresa são banidas desta organização. Quando alguém apresenta alguma sugestão, a resposta é sempre: “ Nunca vai dar certo. Que ideia mais absurda.”. As empresas que não permitem que os funcionários discutam e troquem de ideias um com os outros são ambientes onde o medo criou raízes profundas.

10. Todas as Informações Estão a Sete Chaves. Intimamente relacionado com a pergunta “Podem os trabalhadores da minha empresa conversar livremente?” É a pergunta “Como as pessoas podem descobrir como as coisas funcionam por aqui, como operamos, qual é nossa visão, missão e valores?” Se a única resposta é: “Pergunte ao seu gerente,” você tem o vírus do medo infestando todo o ambiente. As culturas que permitem que as pessoas acumulam o que sabem para consolidar seu poder são culturas onde o medo reina com toda supremacia. Se os funcionários aprendem sobre as regras de admissão, promoção e demissão da empresa através do cochicho dos seus gerentes, tem algo muito doentio nesta organização.

11. Toda Gestão é Contaminada e Movida por Intimidação, Temor e Ameaças Contínuas. Quando os diretores, gerentes, supervisores e qualquer outro em posição na empresa tomam praticamente todas as decisões em segredo, distribuem informação a conta-gotas, e a base de contratação é que todos sejam ovelhinhas obedientes e silenciosas ao invés de APPC, aceleração de inteligencia, energia, talento e criatividade, o sistema está minado de medo por todas as partes, ângulos e lados.

12. O Padrão É Piada de Gozação ao Invés de Palavras Estimuladoras. Quando gozar da cara dos outros é mais atraente do que ter uma atitude-pensamento-positivo-criativo, o medo está tendo um papel importante na sua empresa. Medo desliga, apaga e destrói a nossa capacidade de pensar criativamente, colaborar e trazer paixão ao trabalho. Quando trabalhar significa viver de cabeça baixa, não correr riscos, bajular e sugando os outros, sua organização é um retrato real ou bem perto de um inferno aqui na Terra.

 Cultura Empresarial Do Medo: Uma Maldição Difícil de Ser Destruída

Todos que implementam LSQLSystems compreendem que pessoas inteligentes, tratadas com respeito, dignidade, imparcialidade, igualdade e honradez sendo estimuladas com liberdade para criar, inventar e trazer soluções para todos os desafios, são os(as) grandes responsáveis por toda mudança, transformação, inovação e o sucesso nas suas empresas.

Aos que ainda não aplicam LSQLSystems saibam que empregados pisoteados pelo medo não promovem real benefício para seu negócio, antes pelo contrário.

Porém uma coisa queremos acrescentar: uma gestão ou cultura empresarial baseada na intimidação e medo é uma maldição realmente difícil de ser quebrada. Precisa de decisão, determinação, comprometimento e liderança inovadora.

O hábito de fomentar o medo, “cale a boca que quem manda aqui sou eu” e ter subordinados chicoteado e levados no grito é um hábito duro de ser mudado e/ou destruído.

LSQLSystems –  Concorrentes Podem Estar Mudando, Transformando e Inovando

Contudo, não esqueça que seus concorrentes podem estar mudando, transformando, inovando e contratando melhores talentos, inclusive os seus. Quanto mais o medo impera em sua empresa, mais se torna extremamente fácil para seus rivais fazerem isso.

Os empregados mansos, submissos, cabeças baixas e capazes sob sua direção podem descobrir o que a ausência de medo,  confiança, APPC, aceleração de inteligencia, trabalho em grupo, em suma, LSQLSystems pode fazer por eles e por seus competidores e mudarem de time. Você quer realmente que isto aconteça?

Então mude, transforme e inove radicalmente o ambiente de trabalha de seu negócio. Gestão de Liderança Sustentável de Qualidade – LSQLSystems – está aqui para isto mesmo.

 

Comments are closed.