Bioestimulantes e Biofertilizantes orgânicos são produtos naturais que podem melhorar extensamente o crescimento, o rendimento e a qualidade dos cultivos agrícolas, bem como regenerar a saúde e a fertilidade do solo
Prof. Aécio D’Silva, Ph.D
Os bioestimulantes e os biofertilizantes orgânicos podem ajudar a superar os desafios da agricultura convencional, como a degradação do solo, o esgotamento de nutrientes e a poluição ambiental, tornando os cultivos sustentáveis. Podem também ajudar a satisfazer a procura crescente de géneros alimentícios, alimentos para animais e fibras, assegurando ao mesmo tempo a sustentabilidade e a resiliência.
A agricultura é um dos setores mais importantes da economia global, pois fornece alimentos, rações e fibras para a crescente população. No entanto, a agricultura também enfrenta muitos desafios, tais como a degradação do solo, o esgotamento de nutrientes e a poluição ambiental, devido ao uso intensivo de fertilizantes sintéticos, pesticidas e irrigação. Estas práticas podem ter impactos negativos na saúde e fertilidade do solo, no crescimento e qualidade das plantas, e nos serviços ecossistémicos e na biodiversidade. Além disso, a agricultura também precisa lidar com os efeitos das alterações climáticas, como a seca, o calor, a salinidade e as pragas, que podem reduzir o rendimento e a qualidade das culturas.
Read more