Explosões Solares – Lembra que Estamos em 2012?
Explosões Solares – Uma imensa tempestade solar atingiu a Terra nesta quinta-feira, e deverá agitar o campo magnético do globo até sexta de manhã cedo, e provocar incríveis auroras boreais.
Como temos mostrado em posts anteriores, e muitos têm acompanhado com vivo interesse, as erupções ou tempestades magnéticas solares podem causar grandes desafios à vida na terra.
As labaredas solares são explosões gigantescas no sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associados com tempestades magnéticas solares sconhecidas como ejeções de massa coronal (CMEs).
O número de erupções solares aumenta aproximadamente a cada 11 anos, e o sol está atingindo uma outra máxima solar, provavelmente em 2013.
Isso significa que mais intensas explosões solares e labaredas virão, algumas pequenos e alguns grandes o suficiente para enviar sua radiação até a Terra.
A humanidade é hoje depedente de eletricidade e eletrônica em praticamente tudo que faz. A vulnerabilidade da tecnologia de comunicações utilizada hoje em dia a estas Explosões Solares é impressionante.
Uma explosão gigante de plasma saiu do sol a uma velocidade de nada menos do que 6,4 milhões de quilômetros por hora nesta terça-feira – segundo alguns critérios é o maior evento de energia solar desde o final de 2006.
A NASA está prevendo que esta gigante tempestade geomagnética poderá gerar problemas graves na Terra, forçando alguns aviões redirecionarem suas rotas, provocando apagões as redes de energia, e tirar rádios do ar.
O sol desencadeou o golpe cósmico duplo no final do dia de março 6, tendo erupções com duas grandes coronas solares criando fortes tempestades vindas do sol.
Segundo a Nasa, é uma das mais poderosas erupções solares deste ano.
Links Relacionados:
- Explosões Solares: Massivas ES Acontecendo no Início de 2012
- Explosões Solares: Sol Libera Gigante Erupção Classe X6.9
- Massiva Erupção Solar M-2
- Explosões Solares Mostram a Vulnerabilidade da Matriz Elétrica Mundial
- Sol: Espetaculares Explosões e Tempestades Solares com Labaredas Maiores que a Terra
- O Sol Visto de Bem Perto pelo SDO da NASA