Entorpecentes: Será que Você Vai Achar Produtos Químicos Similares ao de Maconha no seu Próximo BigMac com Fritas?
Entorpecentes: Gorduras em alimentos como batatas chips e batatas fritas fazem estes petiscos ficaram quase que irresistíveis porque disparam mecanismos naturais semelhantes a entropecentes ou a à maconha nos componentes químicos no corpo chamados endocanabinóides, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, Irvine, publicaram em recente artigo científico.
A Maconha (Cannabis sativa) tem sido cultivada pelo homem há mais de 5.000 anos, seja para a obtenção de fibras para manufatura têxtil, seja para fins ditos medicinais ou recreacionais . A maconha e outros derivados psicotrópicos da Cannabis sativa representam a droga ilegal mais consumida no mundo ocidental
Seus efeitos nocivos e adictícios são conhecidos e discutidos mundialmente. Maconha é considerada a droga iniciadora das drogas ou o portão das dependências químicas muitas vezes irreversíveis causando problemas mentais podendo ter efeito devastador sobre a saúde dos usuários
Os pesquisadores descobriram que quando ratos em laboratório provaram algo gorduroso as células dos seus intestinos superiores começaram a produzir Endocanabinóides, enquanto os açúcares e as proteínas não produzem este efeito.
Como as Gordura Criam Algo Semelhante a Entorpecentes
Tudo inicia na língua, onde as gorduras presentes nos alimentos geram um sinal que viaja primeiro para o cérebro, e depois através de um feixe de nervos chamado de vago (temos um artigo sobre este nervo) para o seu intestino.
Aí, o sinal estimula a produção de Endocanabinóides, que inicia uma onda de sinalização celular que lhe impulsiona totalmente a comer como um porco cevado – provavelmente, iniciando a liberação de substâncias químicas digestivas ligadas à fome e saciedade que nos obrigam a comer mais e mais, como um porco ou anta.
Isto por sua vez leva à obesidade, diabetes e câncer, afirmaram os pesquisadores.
Os receptores canabinóides, os endocanabinóides e as enzimas que catalisam sua biossíntese e degradação constituem o sistema endocanabinóide (SECB).
Mas eles sugerem que poderia ser possível impedir este processo de produção de entorpecentes, obstruindo a atividade criadora de Endocanabinóide: por exemplo, usando medicamentos ou drogas controladas que “entopem” os receptores canabinoides.
O truque: enganando o cérebro evitaria a criação de ansiedade e depressão (o que acontece quando a sinalização endocanabinóide é bloqueado no cérebro).
Imaginem o que aconteceria se ao ingerirem hamburgers com fritas a meninada ficasse obstruida da atividade criadora de Endocanabinóide?
Com tudo isto conhecido, esperamos que a rede fast-food McDonalds não esteja pensando em acrescentar tais drogas nas suas famosas batatas fritas para neutralizar os ativadores de entorpecentes.
Ref.: Daniele Piomelli, et al., An endocannabinoid signal in the gut controls dietary fat intake, PNAS, 2011; in press
Temas Relacionados:
- Fabricação de Órgãos Humanos: Realizado Primeiro Transplante de uma Traquéia Sintética
- Biotecnologia Genética: Terapia Gênica Pode Substituir Medicação de Depressão
- Biotecnologia Genética: Cientistas Descobrem como Células de Leveduras Revertem o Envelhecimento
- Já São Quase 350 Milhões de Diabéticos Em Todo O Mundo, mas a Expectativa de Vida Aumentou
- Biotecnologia Genética: Técnica Prever Com Precisão A Idade Usando Apenas Uma Amostra De Saliva
- Biotecnologia: Usando “Materiais Inteligentes” para Desenvolver Inteligentes Medicamentos
- Nosso Cafezinho de Cada-Dia: Um Forte Protetor Contra as Doenças de Alzheimer, Parkinson e Muitas Outras
- Vagus Nerve