Algas Cobrem Praias Francesas e Chinesas

Algas Cobrem Praias Invadindo Quilometros na França e China

O crescimento desordenado ou bloom de algas na em mares e continentes  pode ser um desafio muito grande enfrentado por comunidades costeiras em muitas partes do mundo.

Por outr lado, a super produção controlada de algas para obtenção de alimentos e biocombustíveis é um objetivo intensamente procurado por centenas de laboratórios de pesquisas em todo mundo.

Tanque Oval de Cultivo de Algas (clique para ampliar)

Biocombustíveis aquícolas à base de algas tanto marinhas como de água doce é uma das fontes de energia renovável mais promissoras que temos atualmente.

Uma explosão de produção natural de algas como esta que acontece todos os anos nas costas francesas mostram que quando os cientistas reproduzem sustentavelmente este mesmo fenômeno de maneira controlada e contínua, o que é uma maldição passs a ser uma grande benção para a humanidade.

Na realidade o potencial aquabusiness do cultivo de algas para obtenção de  biocombustíveis aquícolas e de tudo que consiguimos hoje com petróleo, está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Senão vejamos: cerca de 95% de todos os produtos químicos que usamos no nosso cotidiano tem origem na petroquímica de combustíveis fósseis, e a maioria destes pode ser rastreada para apenas a sete módulos ou derivados básicos: metanol, eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno e xileno.

Estes sete blocos básicos de matéria-prima começam essencialmente ou têm o petróleo como um ponto de partida para tudo que vem depois. É claro que a nossa sociedade na sua forma atual é fortemente dependente do petróleo bruto.

Tudo isto pode ser obtido a partir da produção de algas nas suas diversas formas, modalidades e sistemas.

A Invasão das Algas a La Francesa e Chinesa

Anualmente, regiões francesas da Bretanha e china sofrem com o excesso de algas que se formam no mar e acabam nas praias, mas este ano o problema foi mais intenso do que nos anos anteriores.

Uma primavera quente, acompanhada de muita chuva, fez com que as algas  se multiplicassem. O problema está causando problemas ao turismo, embora o governo diga que está fazendo todo o possível para contorná-los.

Especialistas dizem que as algas são causadas pela grande quantidade de explorações de gado próximas ao litoral. Isto é,  derrame de nutrientes fazendo com que um gigante bloom de algas aconteça rapidamente.

O que os franceses e chinwas estão chamando de baita problema pode ser transformado em algo bem benéfico para a população.  Na escala industrial controlada usando micro algas, é este mesmo bloom que os cientistas estão reproduzindo para nos livrar da dependência do óleo fóssil.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *