Energia Eólica – Quando você imagina um “parque eólico”, você normalmente visualiza um campo agrícola, um deserto ou costa marítima cheias de lâminas giratórias extremamente barulhentas. Normalmente elas estão sobre uma falésia perto do oceano – ou mesmo no oceano – ou até mesmo no meio do que costumava ser campos de milho.
De qualquer maneira você não imagina um parque produzindo energia eólica no meio de sua cidade, mas uma empresa britânica espera brevemente mudar esta concepção atual.
No início de julho deste ano, engenheiros da uma empresa inglesa começaram testar um modelo que permitiria turbinas urbanas produzir energia eólica através dos ventos que passam acima dos telhados de casas e edifícios.
Um protótipo da turbina de eixo vertical está instalado em um edifício da Keele University de Ciências no Reino Unido. De acordo com a universidade, é um projeto que pode “lidar com a natureza turbulenta e variáveis das condições de vento e suas rajadas que são frequentemente encontrados em ambientes urbanos.”
Energia Eólica – O Superior Design quando Comparado com as Turbinas Eólicas Tradicionais
“O novo design das turbinas verticais foi projetado para superar muitos dos problemas associados com os enormes eixos horizontais das turbinas vistos em parques que produzem energia eólica”, segundo a Universidade.
As atuais turbinas dependem de uma velocidade do vento constante, enquanto este novo modelo de eixo vertical é capaz de lidar com a natureza turbulenta e variáveis das condições de vento e rajadas frequentemente encontradas nos aglomerados urbanos.
Nestas situações, quando a velocidade do vento cai abaixo de 2-3 metros por segundo a turbina continua a operar, diferente dos modelos tradicionais que param e precisam de energia externa da rede para reiniciar. Esta turbina inovadora não requer esta ajuda para reiniciar. Elas usam o próprio vento para dar a auto partida.
Durante os próximos seis meses, os estudantes universitários vão monitorar o sucesso da turbina eólica em seu campus. Segundo a universidade a energia eólica tem um potencial enorme no setor urbano do Reino Unido e nas cidades de todo mundo, mas os modelos atuais tradicionais de turbinas não são nem eficazes e certamente não são adequados para ambientes urbanos.
Isso apresenta uma enorme oportunidade de mercado onde as empresas usando blocos residenciais e outras construções poderiam estar se beneficiando de energia limpa.
Imaginem o que São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonto, Salvador, Recife, Fortaleza e outras florestas de edifícios poderiam produzir de energia eólica usando esta nova concepção de produção de energia renovável.
Veja este vídeo explicando a “A Nova e Revolucionário Turbina de Vento”
Links Relacionados:
Muito bom post