Uma nova abordagem para melhorar o crescimento e a qualidade de microalgas usando hormônios vegetais
Prof. Aécio D’Silva, Ph.D
Microalgas são organismos microscópicos que podem converter a luz solar e o dióxido de carbono em biomassa e biocombustíveis, como biodiesel, bioetanol e biogás. No entanto, os métodos atuais de cultivo de microalgas não são suficientemente eficientes para satisfazer a crescente procura de energia renovável. Um dos desafios é aumentar o teor de biomassa e biocombustível das microalgas, reduzindo ao mesmo tempo o custo e o impacto ambiental do processo. Uma possível solução é utilizar fitohormônios, compostos naturais ou sintéticos que regulam o crescimento e desenvolvimento de plantas e algas.
Category: citocininas
Como Crescer Mais Com Menos: O Poder dos Fitohormônios e Micróbios Benéficos no Sucesso da Agricultura Sustentável
Uma nova abordagem para aumentar a produtividade e a resiliência das culturas utilizando bioestimulantes naturais e ecológicos
Prof. Aécio D’Silva, Ph.D
Fitohormônios e Micróbios Benéficos – A agricultura sustentável é a prática de produzir alimentos, fibras e combustíveis de uma forma que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. A agricultura sustentável visa conservar os recursos naturais, proteger o ambiente, melhorar a saúde humana e garantir o bem-estar social e económico. No entanto, a agricultura sustentável enfrenta muitos desafios, tais como as alterações climáticas, o crescimento populacional, a degradação dos solos, a escassez de água, os surtos de pragas e doenças e a insegurança alimentar. Para superar estes desafios, os agricultores precisam de adoptar métodos inovadores e eficientes de gestão das culturas que possam aumentar o rendimento e a qualidade das culturas, reduzindo ao mesmo tempo a utilização e o impacto de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes, pesticidas e reguladores de crescimento. Uma das soluções possíveis é a utilização de fitohormônios e micróbios benéficos, que são bioestimulantes naturais e ecológicos que podem melhorar o crescimento e desenvolvimento das plantas, modulando seus processos fisiológicos e bioquímicos.