Biotecnologia Genética – A Fundação Nacional de Pesquisas (NRF-SG) da ilha-país Cingapura anunciou que está desenvolvendo (financiando) o sequenciamento e montagem do genoma do robalo asiático ou barramundi (Lates calcarifer) – um peixe que é importante não só para Cingapura, mas toda a região e tilápia moçambica (Oreochromis mossambica).
Empresas europeias estarão diretamente envolvidas como subcontratantes para realizar o sequenciamento e montagem do genoma – um exemplo clássico de uso prático de Biotecnologia Genética.
Pescados ou frutos do mar são componentes-chaves da dieta dos Cingapurianos e este projeto visa criar as condições que garantam o abastecimento seguro e sustentável de pescados em Cingapura.
Biotecnologia Genética – Um Salto Quântico em Dois Importantes Peixes em Cingapura
Segundo os implementadores, este projeto visa alcançar um salto quântico em alimentos relacionados com P & D para melhorar a produtividade e a qualidade dos dois importantes peixes em Cingapura – a) Robalo da Ásia e b) a Tilápia Moçambica (Oreochromis mossambica).
Através de seleção genética ou genômica, assistido por tecnologia de ponta, a equipe espera produzir linhagens superiores para ambas as espécies que terão um impacto significativo sobre a produtividade de pescados em Cingapura e outros países.
A equipe de pesquisadores uma vez realizado o sequenciamento do genoma vai desenvolver melhoramento genéticos visando um melhor desempenho e crescimento de peixes através do uso de marcadores moleculares e mapas genéticos para o estudo do inteligente design reprodutivo de espécies de peixes como o Robalo.
Uma vez se tenha identificados os marcadores genéticos, o passo seguinte é a revalidação destes marcadores em fazendas selecionadas para comparar o desempenho destes peixes contra as ações atualmente utilizados para a produção local.
Biotecnologia Genética – Trabalho com Tilápia Moçambica já Iniciado
O trabalho com tilápia moçambica já foi iniciado, segundo anunciaram.
Como tilápia tem um tempo de geração muito menor do que o robalo, as linhas superiores de tilápia (ou seus híbridos) são esperados dentro dos próximos anos.
No futuro, a equipe de pesquisadores quer melhorar o potencial de resistência a doenças e conversão alimentar destes dois peixes.
O objetivo é oferecer estas linhagens melhoradas com rápido crescimento, resistentes a doenças aos aquicultores locais e regionais para melhorar a sua qualidade e rendimento.
O resultado deste trabalho integrado será sem dúvida uma melhor qualidade e mais confiável fonte de produtos aquícolas para Cingapura com benefícios potenciais ao longo da cadeia produtiva do todo o setor pesqueiro.
Este é uma iniciativa que bem poderia ser seguida por outros países como o Brasil. Se tivéssemos projetos semelhantes para os peixes amazônicos como o Tambaqui, Pirarucu e Pintado daríamos seguramente um pulo quântico no cultivo intensivo e superintensivo destas espécies.