Nosso Lixo de Cada Dia Um dos Maiores Desafios da Humanidade

Nosso Lixo de Cada Dia – Você não precisa ir muito longe para perceber que em pleno seculo XXI o lixo em suas diversas formas (residencial, municipal, industrial, agrícola, hospitalar entre outros) é um dos desafios mais graves enfrentados pela humanidade.

Tradicional Atero Sanitário ou o Famoso Lixão
Tradicional Atero Sanitário ou o Famoso Lixão

Basta tão somente dar uma olhada nas suas lixeiras, ruas, estradas e cidades para ver a dimensão do que temos de enfrentar.

Lixões sempre foram e são considerado em todo mundo fontes de poluição, enfermidades e contaminação do meio ambiente além de muitas outras ameaças. Seu efeito nefasto nos mananciais, lençol freático e na atmosfera (quando incinerados) vem causado sérios problemas ao meio ambiente.

Resíduos sólidos urbanos causam sérios desafios à humanidade, incluindo a destruição do habitat naturais, poluição das águas subterrâneas e de superfície e outras formas de contaminação do ar, solo e da água.

Dependendo do método de eliminação do lixo, pode haver outras consequências muita negativas, como a criação de substâncias tóxicas, através de incineração. Os aterros também emitem gases que promovem o efeito estufa na atmosfera.

Nosso Lixo de Cada Dia – Lixões ou Aterros Sanitários:  Fontes de Contaminações Ambientais e Problemas de Saúde

Lixões ou aterros sanitários sempre foram e são motivo de dor de cabeça dos administradores municipais.  São  também umas das grande preocupações ambientais em todos os  níveis. Isto sem falar das consequências sociais causadas por pessoas vivendo em cima destes monturos.. Dados mostram que 80% dos 5.560 municípios brasileiros possuem lixões, sendo comum encontrar adultos e crianças sobrevivendo da catação do lixo nesses locais.

Adultos e Crianças Sobrevivendo da Catação do Lixo
Adultos e Crianças Sobrevivendo da Catação do Lixo

Uma pesquisa feita na Inglaterra (Risk of adverse birth outcomes in populations living near landfill sites – BMJ 2001 323: 363-368) realizada por  Paul Elliott et al., demonstrou que pessoas vivendo nas vizinhanças de lixões têm de média a  alta incidência doenças graves e as crianças de nasceram com anomalias congênitas, como defeitos do tubo neural, malformações cardiovasculares, defeitos da parede abdominal e condição aguda de baixo peso. Imagine o que acontece com aqueles e aquelas que vivem dentro dos lixões?

Nosso Lixo de Cada Dia – Lixo e Lixões Séculos e Séculos Contaminando

Outra grande desafio é que os lixões continuam contaminando nosso solo, agua e ar atmosféricos por séculos e séculos e continuam no futuro. Mesmo quando completamente enterrados, os monturos levam varias centenas de anos se decompondo, liberando gases e contaminando nosso planeta.

Lixão e Incerador Juntos Poluindo e Contaminando o Meio Ambiente
Lixão e Incinerador Juntos e Unidos Poluindo e Contaminando o Meio Ambiente

Hoje se sabe que 90% do lixo das cidades vai para os aterros chamados sanitários e somente cerca de 10% são incinerados. Incineração  esta que  libera gases tóxicos diretos na atmosfera.

Nosso Lixo de Cada Dia e a População Mundial Crescendo Sem Parar

E o desafio nunca para de crescer com o fato da população mundial ter atingido 7 bilhões de habitantes e sempre crescendo, . Para se ter uma ideia, países com alta taxa de crescimento como a Nigéria levam menos de 40 anos para duplicar de população e o lixo acompanha esta explosão de crescimento.

Em outras palavras, a  sempre crescente produção de lixo nas pequenas, medias e grandes cidades seguem a mesma tendência exponencial. Junte-se ao fato que as regiões metropolitanas têm cada vez mais maiores dificuldades em localizar áreas para aterros sanitários. Quem vai querer um lixão perto de seu residência?

Uma cidade como são Paulo com seus 96 distritos produz mais  15 mil toneladas de lixo diariamente ou 5.475.000  (cinco milhões e quatrocentos e setenta e cinco mil) toneladas por ano. Consequentemente os aterros sanitários da cidade estão em sua capacidade máxima.

Nosso Lixo de Cada Dia – Produção de Per Capita de Lixo

Hoje se sabe que cada habitante produz em media 500 quilos de lixo por ano sendo que no caso americano esta média pode chegar a 1,1 ton/ano.

Se contabilizarmos o lixo produzido pela cidade de Los Angeles nos Estados Unidos vamos lidar com  quantidades astronômicas. Cada ano os Estados Unidos produzem lixo em forma de  papel de escritórios suficiente para encher carretas que formariam uma fila de 4 metros de altura de Los Angeles a New York (quase 4.500 Km).

Caminhão Despejando Lixo no Lixão
Caminhão Despejando Lixo no Lixão

Como a produção de resíduos sólidos urbanos nunca param de crescer, o mesmo ocorre com as suas consequências ambientais. Na realidade considero lixo e lixões são como uma das maiores ameaças que nosso  planeta estar enfrentando atualmente.

Lixo: Problema ou Solução – Fonte de Poluição ou de Energia?

Mas então com todos estes descaminhos, o nosso lixo de cada dia pode ser transformado em benções duradouras? Claro que sim, como veremos nos artigos seguintes e aplicando tecnologia de punta, nossos cientistas e especialistas em    desenvolvimento sustentável integrado e energia renovável têm dedicado especial atenção na busca incessante de alternativas de utilizacão de lixo para usos benéficos para a humanidade. Existem soluções viáveis e amigas do meio ambiente para o lixo.

Lixo:-Problema ou Fonte de Energia?
Lixo: Benção ou Maldição – Problema ou Fonte de Energia?

Isto é o que veremos nos próximos artigos. Acompanhe-nos e verá como podemos mudar, transformar e inovar fazendo desta maldição em um benção produtiva sustentável de energia local e descentralizada. Vamos ao próximo artigo no link abaixo:

Lixo Gaseificado Produzindo Green-Bio-Combustíveis – Parte I

3 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *