Gaseificação

Lixo Gaseificado Produzindo Green-Bio-Combustíveis – Parte I

Lixo Gaseificado –  Os problemas gerados pelo astronômico volume de lixo que as pequenas, médias e grande cidades, hospitais e industrias produzem diariamente podem ter um fim. Atualmente podemos transformar este desafio em algo valioso e extremamente benéfico para a Humanidade.

Lixo e Lixões: Contaminacão a Grosso e a Varejo

Bem, hoje existe uma tecnologia de lixo gaseificado ou gaseificação do nosso lixo de cada dia que está revolucionando a maneira como tratamos resíduos e praticamente pode eliminar a necessidade de lixões e aterros sanitários super contaminadores do meio ambiente.

Como vimos o lixo pode trazer sérias e conhecidas consequências  para a saúde e meio ambiente em qualquer parte do mundo.

Sabemos que certos tipos de lixos e resíduos industriais podem ficar séculos contaminando o meio ambiente.  Um saco de plástico demora mais de cem anos para ser degradado totalmente. Será que podemos transformar plásticos  em lixo gaseificado, em gasolina e outros combustívies?

Hoje podemos completamente transformar em benções o lixo que contamina nossos solos, agua e ar e destroi a nossa qualidade de vida afetando drasticamente todo o planeta.

Todos vocês que assistiram o filme “Back to the Future” nos anos 80′ lembram do famoso “Mr. Fusion” reator montado na traseira do famoso DeLorean hovercar – maquina do tempo.

Este carro futurístico usava combustível produzido pela extração de energia química a partir do lixo doméstico comum. O combustível colocava poder suficiente para energizar o “flux capacitor” do Dr. Brown para viajar até 2015.

Dr. Brown Re-abastecendo seu Hovercar DeLorean - Máquina do Tempo

Dr. Brown Re-abastecendo seu Hovercar DeLorean – Máquina do Tempo

Bem, nosso nível tecnológico já nós dá condição de usar direto nosso lixo doméstico comum para gerar combustíveis ou transformando em green-bio-combustíveis plásticos, resíduos agrícolas, tudo que vai para nossos lixões e aterros sanitários, lixos de hospitais, pneus, lixos radiativos e outra variada gama de rejetos. É o lixo gaseificado em ação!

Ilustração de um Sistema de Plasma Gaseificação

Ilustração de um Sistema de Plasma Gaseificação

Este processo é donominado de Plasma Gaseificação Tecnologia que plasma-lisa ou gaseifica praticamente todo tipo de lixo, resíduos e restos industriais em seus componentes básicos de Carbono e Hidrogênio. Isto é, transformando-os em um gás chamado Syngas ou sintético gás. O mais importante, praticamente com zero emissões.

Isto acontece porque nesta tecnologia de ponta e exclusiva para poucos, os vários tipos de lixo passam de estado sólido para o gasoso sem usar combustão ou lixo gaseificado. O presença de oxigênio é mínima em todo processo a altíssimas temperaturas.

O gás ou syngas resultante desta plasma-lisa pode ser usado diretamente para mover motores e geradores como qualquer outro gás-combustível ou pode ser processado (catalizado)  para produzir praticamente qualquer tipo de combustível existente atualmente, como propanol, butanol, etanol (álcool combustível), gasolina, gasolina de aviação, diesel e daí por diante.

Mas o que é mesmo Plasma ?  Isto vamos ver no próximo artigo.

8 comments to Lixo Gaseificado Produzindo Green-Bio-Combustíveis – Parte I

  • lucas

    Para “fabricação” deste gás os insumos necessários são “lixo” e plasma para a queima do lixo, onde e encontrado este plasma ? Se possível gostaria de receber mais informações sobre esta tecnologia, caso tenha um projeto gostaria de analisar.

    Grato

  • Henrique Guisado

    Sendo possível gostaria de receber um conjunto de informações completas sobre esta tecnologia, assim como a dimensão e custo de uma instalação destas.
    Na terceira parte, referem a possibilidade de produção de um combustível gasolina, ou gasóleo. Qual a quantidade de lixo para produzir 1 litro de combustível, e qual o preço aproximado a saída de fábrica.
    Com os melhores cumprimentos
    hguisado

    ***************************
    Informação requisitada

    MyBJ Admin

  • sccaop

    Pode informar o custo estimado de implantação?

    Muito Obrigado.

    At.te

    C.A.

  • Bruno

    O que aconteceria se eu utilizasse essa tecnologia para evaporar lixo nuclear?eu criaria um gas radioativo ou, atraves das altas temperaturas e do processo eu conseguiria estimular o decaimento do atomo?

    • Prezado Bruno

      Obrigado por visitar o nosso MyBeloJardim.com. Ateh o presente não se usa esta tecnlogia para material radioativo. O que você acha que aconteceria em plasmalysar lixo nuclear ,digamos, a 3000-5000 graus Celsius?

      MyBJ Admin

  • Daniely Luz Santos

    O plasma gaseificação é o unico tipo de Gaseificação indicado para o lixo?
    Atenciosamente.

    • admin

      Daniely

      Existem outros tipos de Gaseificação para o lixo. Contudo, Plasma Gaseificação Tecnologia é a mais indicado.

      Admin

  • Essa é uma solução viável para um dos maiores desafios atuais da humanidade.Visto que em alguns países a situação do lixo já é de calamidade pública.