O World Wide Fund for Nature (WWF), representado por membros de alguns países europeus decidiram colocar o Pangasius ou tra na lista vermelha de peixes do seu manual de orientação para os consumidores de frutos do mar para 2010-2011
Os representantes do país asiático estão reclamando e afirmando que os membros do WWF fizeram avaliações sem fundamentos científicos e estão completamentes errados com a realidades de peixe tra no Vietnã.
Esta inclusão irá causar grandes prejuízos aos aquicultores e processadores de peixe vietnamita, pois muitos consumidores europeus seguem a risca este manual e não compram pescado que não estão recomendados para consumo pela WWF.
Como temos mostrada aqui no nosso MyBeloJardim o tra ou basa, mais conhecido entre nós como Panga tem alcançado um sucesso impressionante como uma espécie de aquicultura comercial.
Seus níveis de produção e distribuição nos mercados globais agora são semelhantes aos de outras espécies aquícolas de alto nível, tais como camarão, tilápia e salmão.
O que é de causar supresa é que recentemente, como também mostramos aqui, o WWF Publicou as Normas e Padrões de Aquicultura Responsável do Pangasius no sentido de dotar a indústria de padrões de qualidade e sustentabilidade desde o planejamento do cultivo, produção até processamento dentro mais elevados padrões internacionais.
Até que se comprove o contrário, o Vietnã estava se engajando aparentemente na obtenção dos certificados de sustentabilidade baseados nos padrões do WWF.
Agora os vietnamitas estão exigindo que os membros da WWF retirem o Panga da lista vermelha do manual de orientação para consumidores de frutos do mar em 2010-2011. Ninguem sabe o que vai acontecer.
Os representantes do Vietnã afirmaram que estão dispostos a criar todas as condições para que os especialistas do WWF realizem averiguações nas fazendas de peixes do Vietnã e nos estabelecimentos de processamento de pescado, a fim de avaliar corretamente a indústria do Panga local.
Este é mais um capítulo da “Guerra do Pangasius” que pelo visto vai ter muitos desdobramentos daqui por diante. Uma coisa é certa, o Panga está incomodando muito gente mundo afora.
O Brasil poderia ver o exemplo do que fez a indústria do Pangasius para os vietnamitas e o que está acontencendo com o bagre asiático para estimular a aquicultura nacional e fazer dela uma fonte de empregos, riqueza e prosperidade para os aquicultores brasileiros.
Temas relacionados:
- Indústria do Pangasius