Transition – Terrafugia Inc., a fabricantes de carro Transition (transição) que voa ou o avião rodável, informou esta semana que o longo processo e testes necessários para certificação na Federal Aviation Administration está indo bem, mas não necessariamente rapidamente.
O veículo Transition, prometido mudar de carro à avião em 15 segundo, para ser dirigido nas estradas tem que dobrar as asas, superfícies de controle, instrumentos e uma hélice o que lhe permite voar como outra pequena aeronave da aviação mundial.
Uma série de pequenos problemas retardaram o seu programa de teste, mas as dificuldades são menores e não são incomuns para um novo avião em desenvolvimento, disse a empresa. Testes revelaram, também, áreas onde o Transition se destaca, como freagem.
A empresa disse que o carro voador, ou avião rodável, parou a uma velocidade de 100 km/h em 33 metros no pavimento seco. Que o coloca similar com top carros de esportes como o Porsche Carerra e Cayman.
Terrafugia atribuiu o desempenho de frenagem do veículo ao seu peso leve, freios a disco nas quatro rodas e pneus aderentes. O Transition pesa menos de 500 quilos quando vazio e até mesmo com seu peso máximo de decolagem de 648 quilos, ele pesa menos de metade do que os carros Porsches.
“O Transition desempenhou muito bem – especialmente considerando que é um avião. É além disto é bem divertido de conduzir!” dizem aqueles que testam o avião rodável.
Imagem um deste na via Dutra levantando voo para o espanto geral!!!!!!!!!
Veja o vídeo abaixo da “apresentação do Transition para futuros clientes, investidores e autoridades chaves, como também reguladores locais, federais e estaduais que tiveram a chance de ver o Transition se fechar em um evento de pré-visualização no Aeroporto Municipal de Lawrence em North Andover, MA.
Foi um demonstração para ver o Transiton dirigindo, voando e a fazendo conversão mais rápida de carro-avião-carro na história de “carros voadores.”