Tráfico Humano: Escravidão Acontecendo em Pleno Século 21

Tráfico Humano – Terceira Atividade Criminosa mais Rentável do Mundo e uma das Maiores e Mais Terríveis Tragedias do Século Atual

Tráfico Humano: Desde há algum tempo temos promovido em palestras, seminários e outras atividades educativas que participamos, a concientização contra Tráfico Humano, esse terrível flagelo dos tempos modernos e uma ameaça a todos do planeta Terra.

Atualmente é dado grande divulgação à crise econômica mundial, mudanças climáticas, desmando de governos, primaveras violentas e daí por diante.

Tráfico Humano - Uma Das Maiores e Terríveis Trágedias Do Século 21
Tráfico Humano - Uma Das Maiores e Terríveis Trágedias Do Século 21

Entretanto, poucas notícias se ouve de uma das maiores e terríveis tragedias do século 21 que é a ação criminosa do crime organizado no comando e expansão do tráfico humano e escravidão de milhões de pessoas em todo o mundo.

Segundo relatórios das Nações Unidas todos os anos, cerca de 2 a 4 milhões de pessoas são traficadas e forçadas a se prostituirem através da forca e ameaças de carteis e organizações criminosas.

Anualmente, cerca de 200.000 pessoas são vítimas de tráfico humano na Europa, a maioria das quais mulheres e adolescentes que são forçadas a entrar no mundo da prostituição e drogas.

O tráfico humano é agora tão comum, que é a terceira atividade criminosa mais rentável do mundo, depois das drogas ilícitas e tráfico de armas. Normalmente os carteis que comandam drogas, estão também no controle e comando do tráfico humano através da prostituição forçada e escravidão.

80% da vítimas traficadas nas fronteiras internacionais são mulheres e 70% dessas mulheres e adolescentes são traficadas para exploração sexual segundo dados do Departamento de Estado dos EUA.

O traficante humano retira à vítima os direitos humanos mais básicos: a liberdade de movimento, de escolha, de controlar o seu corpo e mente e o controlo do seu futuro e a faz prisioneira ameaçando-a matar seus familiares se ela abandonar o cativeiro ou avisar à polícia.

O valor financeiro deste tráfico humano é estimado que movimenta mais de USD $20 bilhões de dólares por ano.

Na Europa e Américas, adolescentes e jovens mulheres encontram-se particularmente em risco de caírem nas mãos de criminosos, que lhes prometem bons empregos ou estudos e que depois forçam as vítimas a prostituírem-se e entrar nas drogas.

Os criminosos lucram enquanto as adolescentes e mulheres são violadas e sofrem todo tipo de violência física e psicológica.

A idade média de entrada para a prostituição infantil nos Estados Unidos é de 13 anos de idade. Anualmente, existem cerca de  300.000 crianças em risco nos EUA de entrar ou ser recrutadas pelos carteis para exploração sexual escrava de acordo com dados do U.S. Department of Justice.

Técnicas de Rapto de Adolescentes

Umas das técnica mais usadas pelos grupos criminosos é a abdução ou rapto de meninas bonitas que estão com problemas de baixa estima ou conflitos nos lares em áreas consideradas seguras como shopping centers e redes sociais. Eles veem as garotas e já tendo o perfil e conhecimento dos sintomas, partem para o ataque.

Normalmente são criminosos bem vestidos com boas aparências que visitam shopping centers, festinhas e outros locais bem visitados pelas adolescentes, se apresentam como empresários e lhes prometem empregos de modelos, bolsas de estudo no exterior e que vão ganhar muito dinheiro.

Chamam para elas irem assinar alguns papéis em um carro no estacionamento e ai a menina desaparece muitas vezes para sempre. Não permita isto acontecer com sua filha, irmã, sobrinha, prima, cunhada, neta, conhecida ou qualquer outra pessoa que você possa ajudar.

Sabemos de uma família que tive uma filha raptada nestas circunstancias por uma quadrilha de tráfico de garotas em um shopping center e só depois de dois anos que a moça foi localizada pela polícia.

Durante este tempo foi forçada a se drogar e a se prostituir e vivia em um prostíbulo vigiada 24 horas. Um dia conseguiu um selo e colocou na foto do bordel onde estava e pos no correio. Desde modo a família contactou a polícia que conseguiu identificar o local da foto.

As vítimas não consentem em ser traficadas. Elas são enganadas, iludidas com promessas falsas e forçadas a fazer tudo que não presta perdendo sua dignidade muitas vezes para sempre.

Outra forma de recrutamento é em redes sociais. Hoje se sabe que redes de relacionamentos como Facebook, Orkurt, Myspace e similares por exemplo, são os dos maiores instrumentos de traficantes humanos para recrutar vítimas. Os recrutadores fazem o primeiro contacto com a vítima na net.

A partir daí, usando redes sociais, fazem promessas falsas e tentam ganhar a confiança para enganar as vitimas. Aparentemente são pessoas normais, de confiança, nada do tipo bandidos como seria de esperar.

Uma outra forma de tráfico humano e escravidão é o que acontece com países que tem grande contingente de mão-de-obra e produzem bens de consumo para grandes empresas multinacionais.

Você não imagina quantos pessoas estão hoje sendo vítimas de trabalho escravo para que você compre produtos baratos de países asiáticos e latinos americanos.

Isto pode estar acontecendo neste momento em sua cidade, em seu bairro, em sua rua e até na sua família. Você pode estar contribuindo com esta atividade bilionária sem mesmo estar sabendo. Basta estar comprando produtos feitos com trabalho escravo.

Estima-se que existem hoje mais pessoas escravizadas fazendo trabalhos forçados do que quando a escravidão era legal nos anos 1800s antes da abolição mundial desta prática.

Na realidade, tráfico de seres humanos é uma forma de escravidão moderna que as pessoas de bem não podem ficar fazendo de conta que não existem e não fazem nada.

Há uma grande atividade criminosa que lucra com o controle e a exploração dos outros. Vítimas de tráfico humano incluem crianças envolvidas no comércio sexual, os adultos de 18 anos ou mais.

Eles ou elas são coagidos ou enganados em atos de sexo comercial, trabalho forçado ou diferentes formas de “trabalho ou serviços”, tais como trabalhadores domésticos  mantidos em uma casa, fábricas ou fazendas e forçados a trabalhar contra a sua vontade.

 

É Hora de Agir – Veja no Post abaixo que Você Pode Fazer para Iniciar Agora Mesmo o Combate a Este Flagelo dos Dias Modernos

Tráfico Humano: O Que Você Pode Fazer Combater Este Mal

 

3 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *